Círio 2021: Sem procissão, imagens peregrinas serão conduzidas em carro aberto pelas ruas de Macapá neste domingo,10

Os percursos foram organizados pelas Paróquias de cada Vicariato de Macapá

Imagem peregrina percorre as ruas da cidade | Foto: Willian Valério – Pascom

|MACAPÁ (AP) | Por Pascom

A Comissão Organizadora do Círio e os Vicariatos da Diocese em Macapá preparam para o próximo domingo, 10, o translado em carro aberto das imagens peregrinas da Virgem de Nazaré pela capital como parte da programação oficial deste ano.

Serão realizadas quatro carreatas visando permitir que devotos possam realizar suas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré o mais próximo de suas residências e sem necessitar de grandes deslocamentos. As carreatas passarão nas principais igrejas de cada Vicariato. Antes da realização do percurso, a celebração da Missa do Círio acontece em cada Igreja Matriz Paroquial de Macapá na manhã deste 2º domingo de outubro.

Percurso Vicariato I

O Vicariato I reúne as Paróquias São Benedito, N.S. do Rosário e N.S. de Nazaré. Às 7h da manhã uma missa será celebrada na Igreja Matriz de São Benedito e em seguida conduzida em carro aberto em direção à Zona Norte da capital com destino à Paróquia N.S. de Nazaré e passando pelos bairros e igrejas da Paróquia do Rosário.

Concentração: Rua General Rondon (Igreja São Benedito) / Rua Guanabara (Igreja N Sra Aparecida) / Rodovia Perimetral Norte / Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira (Igreja Santa Cruz)/ Av. Joaquim Silva do Amaral / Rua Josefa Pelaes da Silva (Igreja N Sra do Rosário)/ Av. Ana Maria Gomes da Costa / Rod do Curiau / Perimetral Norte / Rua Brasil Novo / Av. Caneleiras / Rua Mamoeiro / Av. Coqueiro / chegada na Igreja Nossa Senhora de Nazaré.

Percurso Vicariato II

O Vicariato II reúne as Paróquias Jesus de Nazaré, Santuário de Fátima e São João Piamarta. A imagem peregrina do Vicariato sairá da Igreja São João e Santa Maria, no Cabralzinho, em direção a Igreja Matriz de Jesus de Nazaré. Em seguida, segue em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima para a conclusão da carreata.

Igreja Santa Maria e São João Evangelista – Cabralzinho
Trajeto: Rod Duca Serra / Trav. Joaquim Pinheiro Borges / Av. Cora de Carvalho / Rua Dr. Marcelo Cândio / Av. FAB / Rua Hildema Maia / Av. José Tupinambá / Rua Professor Tostes / Av. FAB / Rua Odilardo Silva / Av. Ernestino Borges / Rua Jovino Dinoá / Av. Pedro Américo / Rua Leopoldo Machado / Av Antonio Coelho de Carvalho / Rua Hamilton Silva / Av. Mendonça Furtado / Rua Professor Tostes / Av. Cora de Carvalho / chegada no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Santa Rita) .

Percurso Vicariato III

O Vicariato III que reúne as Paróquias Sagrado Coração de Jesus, Cristo Bom Pastor e Jesus Bom Samaritano vai conduzir a imagem peregrina pelas ruas da Zona Sul de Macapá. A saída está programada para logo após a missa solene na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Buritizal, percorrendo os bairros até chegar em Cristo Bom Pastor, no Novo Buritizal e seguindo em direção ao Zerão e Universidade para finalizar o percurso na Igreja Jesus Bom Samaritano, na primeira arena do Zerão.

Concentração: Na Igreja Sagrado Coração de Jesus – Trajeto: Av. 1º de Maio / Rua Santos Dumont / Av. Teresa Maciel Tavares / Rua Prof. Tostes / Av. dos Aimorés / Rua Hildemar Maia / Av. 13 de Setembro / Rua Tia Bela / Av. Antônio Ferreira de Jesus / Av. 13 de Setembro / Rua Tiago Flexa da Costa / Av. João Batista Coutinho / Trav. Municipalista / Av. Armando Limeira Pontes / Av. Raimundo Antônio Machado / Rua Carlos Drumond de Andrade / Av. Edite Penaforte / Rua Benedito Lino do Carmo / Av. Bem-Hur Correa Alves (7ª do Congós) / Av. Netuno / Av. da Estrela / Av. Saturno / Av. Júpiter / Rua Marte / Av. Netuno / Av. da Estrela / Av. Ivaldo Veras / Av. Inspetor Aimoré / Av. Mário Fortunato Barriga / Rua Euríco dos Santos Barbosa / Av. Maria Geovanete / Rua Djalma Nascimento / Av. Raimundo Péres / Rua Dr. Braulino / Av. Francisco Matos / Rua Amadeu Gama . Chegada na Igreja Jesus Bom Samaritano ( Rua Amadeu Gama, 782 – Zerão )

Percurso Vicariato IV

O Vicariato IV corresponde as paróquias São José, Santuário N.S. Perpétuo Socorro, N.S. da Conceição e São Pedro. A carreata deste vicariato saí após a missa às 8h no Santuário do Perpétuo Socorro, passa pelas ruas do centro em direção a Paróquia n. S. da Conceição, no bairro do Trem, e em seguida chega ao bairro Beirol, na Paróquia São Pedro.

Concentração: Igreja Santuário de N.S. Pérpéuo Socorro: Rua Acesio Guedes / Av. Rio Xingu / Rua Turíbio O Guimarães / Av. Pedro Américo / Rua São José / Av. José Tupinambá de Almeida / Rua Candido Mendes / Av. Iracema Carvão Nunes / Rua Odilador Silva / Av. Professor Cora de Carvalho / Rua Leopoldo Machado / Av. Cônego Domingo Maltez (Igreja N Sra da Conceição) / Rua Rio Pedreira / Rua Beira Rio (Centro Covid – Igreja Santa Inês) / Rua do Araxá / Rua Setentrional / Sétima Avenida / Rua Humberto Goes (Igreja N Sra de Nazaré) / Av. Equatorial / Rua Samuel Trajano de Souza (Igreja N. Sra de Guadalupe) / Rod Juscelino Kubitschek (Igreja São Paulo) / Av. Antônio Martins da Silva / Rua Jovino Diona / Chegada na Igreja São Pedro.

Catedral

A Catedral São José, mesmo sendo a igreja matriz paroquial, não receberá a carreata do Vicariato IV em decorrência das celebrações centrais do Círio de Nazaré presididas pelo bispo diocesano, dom Pedro Conti, e pelo pároco Padre Rafael Donneschi, às 7h30, às 10h e às 19h.

Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731