Devotos celebram Santa Teresinha em Macapá

Paróquia, Carmelo e Shalom realizam programação em honra à santa

| MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza

Na sexta-feira, 1 de outubro, a Igreja Católica celebra a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus e Sagrada Face, a carmelita descalça francesa proclamada padroeira das missões. Em Macapá, Santa Teresinha será lembrada por devotos em três celebrações distintas, mas que valorizam a devoção a santa e seu legado espiritual para os fiéis.

Dom Pedro presidiu missa de abertura da festividade da Paróquia Santa Teresinha em Fazendinha | Foto: Arquivo paroquial

Paróquia

No bairro da Fazendinha, Santa Teresinha é padroeira da Paróquia local e desde o dia 22 de setembro os paroquianos realizam o novenário preparatório para a festa. A missa de abertura foi presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro José Conti, e concelebrada pelos padres Camilianos Jorge Souza e Aécio Honorato. Durante o novenário os devotos participam da santa missa, momentos de adoração, formação e devoção à padroeira.

A conclusão da festividade acontece com uma carreata pelas ruas dos bairros da área paroquial com a imagem da padroeira a partir das 18h, na sexta-feira, 1. A missa solene acontece em seguida com a chegada da carreata na Igreja Matriz às 19h, reunindo a comunidade paroquial para a celebração dentro dos protocolos sanitários.

No dia 3 de outubro, às 20h, uma Live Solidária será transmitida pelo Facebook da Paróquia onde será realizado o sorteio de prêmios.

Fiéis participam do novenário no Pequeno Carmelo de Macapá | Foto: Arquivo Carmelo

Pequeno Carmelo

Os devotos também tem a oportunidade de celebrar a santa através da programação realizada pelo Pequeno Carmelo de Santa Teresinha, das Irmãs Carmelitas de Santa Tereza de Firenze. Para a congregação local o dia é de festa solene pelo fato da Santa ser a titular do Carmelo de Macapá.

O novenário vem sendo realizado desde o dia 22 com missas celebradas por diversos padres convidados da diocese de Macapá. A tradição no Pequeno Carmelo durante a novena é de os devotos participarem de um sorteio de uma rosa, que segundo o costume, para o sorteado é sinal de uma graça alcançada por intercessão da Santa, também chamada de Teresinha das Rosas.

A programação no Pequeno Carmelo além da missa a cada dia do novenário ainda tem a realização da Feirinha Vocacional com venda de artesanato, artigos religiosos e iguarias.

Divulgação Noite das Pétalas | Arte Shalom Macapá

Shalom

A Comunidade Católica Shalom também comemora a santa como uma das principais inspirações do carisma e promove na data a “Noite das Pétalas”, uma noite especial dedicada à Santa Teresinha. A programação acontece a partir das 17h30 com a Santa Missa, seguida de um momento de adoração eucaristia e louvor nos centros de evangelização em Macapá e em Santana.

Padroeira

Santa Teresinha é padroeira dos missionários e das missões, mesmo sem nunca ter saído do Carmelo onde vivia, dedicando sua oração por todos os missionários. Também padroeira da França e da Rússia. A devoção das rosas também a levou a ser considerada padroeira dos floristas e jardineiros.

Contato: 98414-2731
Instagram: @diocesedemacapa