Círio de Nazaré: Missas em cemitérios de Macapá irão homenagear vítimas

Celebrações não serão abertas ao público, mas familiares e/ou amigos poderão acompanhar a transmissão pela internet e incluir os nomes das vítimas nas intenções

Homenagem as vítimas da Covid-19 realiza em uma das missas do Círio de Nazaré em 2020 | Foto: Willian Valério (Pascom)

|MACAPÁ (AP) | Por Pascom

Três missas para homenagear as vítimas da Covid-19 no Amapá serão celebradas durante o período de peregrinação que antecede o dia do Círio de Nazaré 2021. As celebrações acontecem nos dias 17 e 24 de setembro e no dia 1° de outubro, respectivamente, nos cemitérios São José, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco.

A chamada “Missa da Esperança” é uma das novidades da programação 2021 e trata-se de mais uma oportunidade de familiares e amigos prestarem homenagens aos entes queridos falecidos no último ano por conta da pandemia. Para isso, os interessados podem incluir os nomes dos parentes ou amigos falecidos preenchendo o formulário disponibilizado pela comissão organizadora. Clique aqui para preencher o formulário.

No documento é necessário a inclusão do nome e do local de sepultamento para que a intenção seja incluída na celebração no cemitério específico. A inclusão dos nomes será realizada até o dia 23 de setembro.

As celebrações nos cemitérios serão restritas à equipe de Liturgia do Círio e seguirão as orientações sanitárias vigentes. Os familiares e amigos, bem como o público em geral, poderão acompanhar as celebrações através das redes sociais do Círio de Nazaré de Macapá, da Diocese de Macapá e da Catedral São José.

Sepultura no Cemitério São José, no bairro Santa Rita, em Macapá | Foto: Prefeitura de Macapá

Missa da Esperança

De acordo com o Manual de Exéquias da Igreja Católica, “a Igreja celebra com profundas esperança o mistério pascal de Cristo nas exéquias de seus filhos, para que eles, incorporados pelo batismo a Cristo morto e ressuscitado, passem com ele da morte à vida. Suas devem ser purificados para serem recebidas no céu entre os santos eleitos; seus corpos esperam a feliz vinda de Cristo e a ressurreição dos mortos”. Neste sentido, a “Missa da Esperança” quer representar além da homenagem, a fé da Igreja na vida eterna.

Homenagem

Este será o segundo ano que as vítimas da Covid-19 serão homenageadas durante a programação do Círio de Nazaré. Em 2020, os falecidos por conta da pandemia foram lembrados em uma das celebrações do dia do Círio.

Na ocasião, uma oração na frente da Catedral São José pelas vítimas foi realizada pelo bispo diocesano dom Pedro. Em seguida, o ato foi acompanhado com a soltura de balões bancos como homenagem. Naquele dia, cerca de 700 pessoas já haviam falecido no estado por conta da Covid-19.

Data e local

17/09/2021 (Sexta) – Cemitério São José, às 16h.
24/09/2021 (Sexta) – Cemitério N. S. da Conceição, às 16h.
01/10/2021 (Sexta) – Cemitério São Francisco, às 16h.

Acompanhe

Facebook: @ciriodenazaremacapa | @diocesedemacapa | @catedralsaojoseap