Pastorais e Movimentos Sociais realizam Grito dos(as) excluídos(as) 2021

A 27ª edição do Grito dos(as) excluídos(as) acontecerá em outro formato pelo segundo ano consecutivo para adequar-se às medidas de segurança da Covid19

|MACAPÁ (AP) | Por Márcia Fonseca (Pascom)

Com o tema “Vida em primeiro lugar” o Grito dos(as) Excluídos(as) busca dar forças e voz aos cidadãos “excluídos” sobre seus direitos. A programação em Macapá para o evento de 2021 foi previamente elaborada após reunião ocorrida na última sexta-feira, 27 de agosto. Para este ano, serão realizadas manifestações pelas redes sociais e de forma presencial.

Lideranças de Pastorais Sociais da Diocese de Macapá e de Movimento Sociais reuniram-se para articular o evento de 2021 | Foto: Jefferson Souza – Pascom

Diferente dos demais anos, a programação será feita em dois momentos, o primeiro ocorrerá no dia 6 de setembro, em uma live pelas redes sociais e pela Rádio São José 100.5 Fm com a participação das pastorais, movimentos e demais instituições envolvidas, além de apresentações culturais, onde representantes da sociedade civil irão expor suas reivindicações e pedidos. Já no dia 7 de setembro, no lugar da tradicional caminhada pelas ruas da cidade, será realizada uma celebração na Igreja São José, às 7h30, e logo em seguida um ato popular na Praça Veiga Cabral.

Entre as motivações intituladas para o Grito 2021, estão: as quase 580 mil mortes pela COVID-19; desmonte da saúde pública (SUS); a carestia e a fome que voltaram com tudo e assolam as camadas empobrecidas da população; o desemprego e a não demarcação das terras indígenas e o grito profético dos povos indígenas dizendo “Não ao Marco temporal”;

Nestes 27 anos de história, o Grito dos Excluídos e das Excluídas mudou a cara do 7 de setembro e da Semana da Pátria, e chama a população para descer das arquibancadas dos desfiles cívicos e militares e participar, ativamente, na luta por seus direitos, nas ruas e praças, nos centros e nas periferias de todo o Brasil.

Serviço:
Grito dos Excluídos 2021
Data: 6 e 7 de setembro
Informações: (96) 9 9125-8108 – Davi Serrão, coord. da Comissão do Grito dos Excluídos 2021

Contato: 98414-2731
Instagram: @diocesedemacapa