Missa de envio e benção das imagens abre programação oficial do Círio de Nazaré de Macapá 2021

Primeira celebração da programação acontece no dia 4 de setembro e a peregrinação durante o período de 6 de setembro a 6 de outubro

Divulgação Missa de Envio do Círio de Nazaré

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

No próximo sábado, 4, a Diocese de Macapá abre a programação oficial do Círio de Nazaré 2021 com a missa de envio das equipes e bênção das imagens da Virgem de Nazaré das instituições públicas e privadas. A missa acontece às 19h na Catedral São José.

Todos os anos esta celebração inicia os atos centrais do Círio com o intuito de reunir os colaboradores das equipes que atuam nas atividades previstas na programação.

Em 2020, por conta da programação restrita devido à pandemia de Covid-19, o número de voluntários foi limitado a cerca de 100 pessoas que aturam nas comissões de Acolhida, Comunicação, Guarda, Liturgia, Peregrinação, Romarias e Social, além da Comissão Organizadora.

Peregrinação

A missa também reúne os representantes das instituições que realizam durante o período de peregrinação encontros e celebrações de homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Em 2021, serão 42 instituições participantes da programação na modalidade “Encontros ou Celebrações” e receberão a equipe de Peregrinação para um momento de oração e homenagem. Outras 33 instituições participam da modalidade “Exposição da Imagem” no qual preparam um altar no próprio local para que devotos possam visitar, orar e homenagear Nossa Senhora de Nazaré pelas graças alcançadas.

Equipe de Peregrinação visita Prefeitura de Macapá durante peregrinação em 2020 | Foto: Jefferson Souza – Pascom

A peregrinação pelas instituições acontece no período de 6 de setembro a 6 de outubro e como em 2020 elas recebem membros da Equipe de Peregrinação para os momentos celebrativos programados. As próprias instituições são responsáveis pela organização do local e o controle do número de participantes, seguindo as recomendações sanitárias vigentes.

Durante o mês de setembro outras celebrações dos atos centrais do Círio de Nazaré também ocorrem na Catedral São José como forma de preparação para a grande festa do dia 10 de outubro. Confira aqui a programação completa.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré exposta no altar da Catedral São José | Foto: Willian Valério – Pascom

Círio 2021

No dia do Círio, 2º domingo de outubro, como em 2020 a Catedral São José vai sediar as três celebrações em homenagem à Virgem de Nazaré, com número limitado de pessoas segundo as normas para participação de público vigente no período. Não haverá a grande procissão e, seguindo o modelo do ano passado, os devotos também poderão participar da missa do Círio na Igreja Matriz de cada Paróquia de Macapá.

Contato: 98414-2731
Instagram: @diocesedemacapa