Catequistas refletem sobre importância do “Domingo, dia do Senhor” no Encontro Catequético Diocecsano 2021

Encontro contou com participação de catequistas de Macapá, Santana e do interior

Catequistas reuniram-se no Centro Diocesano de Pastorais em número limitado de público. | Foto: Anderson Yuri – Pascom

| MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza (Pascom)

Com o tema “O Domingo: o Dia do(a) cristão e da Comunidade”, a Pastoral Catequética da Diocese de Macapá realizou  de 27 a 29 de Agosto o Encontro Catequético Diocesano (Encadi) 2021. Com o objetivo de proporcionar a formação para os catequistas da diocese, o evento aconteceu na quadra do Centro Diocesano de Pastorais Dom José Maritano e foi o primeiro encontro de nível diocesano realizado no local com a presença de público. Confira aqui as fotos do evento.

Com o número de participantes limitado e distribuídos durante os dias por vicariato, o Encadi seguiu os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19, como uso obrigatório de máscara, distanciamento e limite de inscritos para permitir a ocupação adequada do espaço.

Segundo o coordenador da Pastoral, Marlos Matos, cerca de 100 catequistas participaram do encontro que contou com representantes das paróquias de todos os seis vicariatos da Diocese. Na sexta-feira, 27, a tarde e no sábado, 28, pela manhã encontraram-se no local os catequistas do interior (Vicariato 6) e no sábado a tarde e domingo, 29, pela manhã o público foram os catequistas de Macapá e Santana.

“Achamos por bem, respeitando todos os protocolos e decretos estaduais sanitários, que a gente já poderia fazer (o Encadi) num ambiente que pudesse comportar pelo menos 25% da capacidade”, explicou o coordenador. Marlos explicou que “o Encadi deste ano tem um tema que completa um projeto da Diocese, elaborado pelo nosso bispo dom Pedro José Conti”. Segundo ele, em 2018 foi abordado o tema “A Igreja e a Palavra de Deus” e no segundo ano (2019), o tema proposto destacou a “Comunidade e a Igreja”, bem como, “A Eucaristia”. “Este ano, concluindo, agora é a missão, o serviço, a caridade”, ressaltou. Confira o vídeo a seguir.

Marlos Matos fala sobre o Encadi 2021

Tema

Para o bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, que fez a assessoria do evento ministrando os ensinos propostos sobre o tema, “a formação, a preparação das catequistas e dos catequistas é fundamental. Ninguém dá ou que não tem”. Dom Pedro destacou ainda que “o compromisso de cada catequista é se preparar para poder comunicar a beleza do evangelho, da boa notícia de Jesus, às crianças, jovens da catequese”.

O bispo diocesano ressaltou também a importância da Iniciação à Vida Cristã e a relação com o Domingo, dia do Senhor. Confira no vídeo a seguir.

Dom Pedro Conti explicou as motivações referente ao tema do Encadi 2021

Dia do(a) Catequista

O Encadi 2021 também foi a oportunidade da comemoração diocesana do Dia do Catequistas. A data foi a intenção principal da missa celebrada na manhã de domingo, 29, na abertura das atividades do dia.

Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731