Diocese de Macapá promove curso de formação para leitores

Leitores serão capacitados para exercício nas celebrações | Foto: Willian Valério - Pascom

Diocese de Macapá promove curso de formação para leitores

Encontros teóricos acontecem de forma virtual e a prática será de forma presencial

Leitores serão capacitados para exercício nas celebrações | Foto: Willian Valério – Pascom
| MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza (Pascom)

A Diocese de Macapá, através da Equipe de Liturgia Diocesana, promove de 1 a 4 de setembro de 2021 o 1º Curso de Formação para Leitores. Os encontros acontecem de forma virtual e presencial, com conteúdos teóricos e práticos. Confira o cronograma completo aqui

Segundo o cronograma, serão três noites de formação através do aplicativo de webconferência Zoom e um único encontro presencial para a aplicação da parte prática de orientação da proclamação da Palavra na Liturgia. O encontro presencial acontece na Igreja Matriz Paroquial Jesus de Nazaré, no dia 4 de setembro, às 16h30.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do contato por telefone com os membros da equipe diocesana. Os interessados serão incluídos em um grupo de WhatsApp para orientações sobre a formação. Confira a lista de contato dos organizadores no final da matéria.

Salmista entoa o canto do Salmo durante celebração na Catedral | Foto: Willian Valério – Pascom

Podem participar da formação padres, religiosos e religiosas, bem como os leigos e leigas que nas comunidades paroquiais atuam nas equipes de liturgia.

De acordo com os organizadores, ” toda ação litúrgica celebra e medita a Palavra e, quando esta é proclamada na assembleia litúrgica, é o próprio Senhor quem fala e é Ele que atua através de seus ministros ordenados ou instituídos”, o que apresenta a “necessidade de educar os leitores para proclamarem a Palavra de Deus”.

Facilitadores

De acordo com a equipe organizadora, a formação tem como base de reflexão a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia e contará como facilitadores o bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, e o administrador paroquial de Jesus de Nazaré, padre Gerson Lúcio.

Os jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação, Graça Pernafort e Oscar Filho, também compõem a equipe de formação do curso e realizarão as orientações práticas para os participantes.

Contatos para inscrição e informações

Elvis (Coordenador) – 96-99154-6590
Gleydson (Vice coordenador) – 96-98808-6524