Igrejas devem manter capacidade de 50% de público até 300 pessoas por celebração

O quantitativo foi aumentado em novo decreto do Governo do Estado

Fiéis participam da santa missa na Catedral São José de Macapá | Foto: William Valério (Pastoral da Comunicação)

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

No período de 3 a 16 de agosta estará em vigor o decreto n° 2710/2021 do Governo do Estado do Amapá (GEA) com novas medidas na flexibilização das medidas restritivas de combate e prevenção à covid 19. Segundo o GEA, as medidas têm como base os baixos índices de contaminação por covid-19, internações reduzidas e de ocupação de leitos na rede de saúde.

Uma das alterações propostas no novo decreto é a mudança do numero de participantes nas celebrações. Permanecem as orientações de 50% da taxa de ocupação do espaço das Igrejas e podendo chegar até o limite máximo 300 pessoas, incluindo celebrantes e auxiliares.

Os templos religiosos podem funcionar de segunda a domingo, no horário de 6h às 23h30. De acordo com o comunicado do bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, de quarta-feira, 4, e enviado aos padres, religiosos, religiosas, animadores e responsáveis de comunidades e paróquias no Estado, “cabe a cada Paróquia decidir os horários mais apropriados das celebrações conforme os Decretos das respectivas Prefeituras”.

Dom Pedro também convidou os responsáveis ” a seguir às normas de segurança e às orientações dos Comitês locais de enfrentamento do COVID19″, como foram de garantir o cuidado e a segurança sanitária necessária nas atividades das comunidades católicas.

Boletim

O último boletim epidemiológico do GEA, também de quarta-feira, 4, informou 121.490 casos confirmados da doença, 2.368 em análise laboratorial e 402.347 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 102.749 casos suspeitos.

O boletim também informou que o Governo do Amapá já distribuiu 563.737 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios, sendo já aplicadas um total de 402.347 doses. 53,48% receberam a primeira dose e 17,18% já foram imunizadas com a segunda dose ou dose única.

Contato: 98414-2731
Instagram: @diocesedemacapa