Pascom prepara encontros formativos e celebração na Diocese de Macapá na Semana da Comunicação

Encontros acontecem por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 16 de maio, celebrado pela Igreja Católica

Foto: Divulgação Pascom Brasil

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

A Diocese de Macapá, através da Pastoral da Comunicação, participará da Semana da Comunicação, que acontece na Igreja do Brasil de 11 a 16 de maio, quando se celebra do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). A programação contempla momentos dedicados aos agentes da pastoral, colaboradores e voluntários da Rádio São José FM e TVs católicas, comunicadores eclesiais e/ou de veículos seculares.

As atividades diocesanas são intercaladas às da programação nacional. No primeiro dia, quinta-feira, 13, às 19h30, ocorre um encontro virtual, pela plataforma Google Meet, para comunicadores diocesanos. Esse momento será conduzido pela equipe diocesana da Pascom e, para participar, é necessária a inscrição através do formulário disponível aqui.

Foto: Pascom Diocese de Macapá

No sábado, 15, estão planejadas duas atividades : um encontro presencial com coordenadores da Pascom nas paróquias e equipes para estudo e reflexão da Mensagem do Papa para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (55º DMCS), às 17h, na Catedral São José. O momento contará com a participação virtual da coordenadora da Pascom no Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cnbb – Norte 2) , Laís do Valle.

Às 19h, os agentes da Pascom e comunicadores participam da celebração diocesana do 55º DMCS com a santa missa, também na Catedral São José, presidida pelo bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti. A missa também será celebrada em intenção especial a todos os profissionais da comunicação falecidos no último ano, em especial, vítimas da covid-19.

No domingo, 16, festa da Ascensão do Senhor e dia oficial da celebração do 55º DMCS na Igreja, o programa Fé na Vida, produzido e apresentado pela Pascom, na Rádio São José 100.5 FM, será especial de comemoração à data.

Foto: Divulgação Pascom Diocese de Macapá

No mesmo dia, as equipes da Pascom em cada paróquia também terão a oportunidade de celebrar a santa missa na intenção do 55º DMCS junto às suas comunidades.

Podem participar da programação diocesana agentes da Pascom nas comunidades paroquiais, comunicadores das demais pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades, dos veículos de comunicação da Diocese de Macapá (Rádio São José e TVs Católicas) e profissionais da comunicação de veículos seculares.

Confira a programação completa da Semana da Comunicação com eventos nacionais.

▪️ 10/5 (segunda-feira, 20h) – VINDE VER: Leitura Orante da Palavra de Deus, a partir de João 1, 39-46

▪️ 12/5 (quarta-feira, 20h) – GASTAR AS SOLAS DOS SAPATOS: Live com os membros do Grecom para aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 55º DMCS

▪️ 14/5 (sexta-feira, 20h) – A CORAGEM DOS JORNALISTAS: Noite de testemunhos de jornalistas e comunicadores

▪️ 16/5 (domingo, 8h e 15h) – MISSA PELOS COMUNICADORES: com transmissão pelas redes sociais, rádios e TVs católicas da