Pastoral da Juventude promove retiro para coordenadores paroquiais e de grupos de base

Encontro acontece até o próximo sábado, 24.

Foto: Divulgação PJ

| MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza (Pascom)

Com o tema “A quais vozes damos ouvido?” e com o lema “É agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem, viverão” (João 5, 25), a Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá promove até o próximo sábado, 24, um retiro para coordenadores de grupos de base e coordenações paroquiais da PJ.

O evento acontece desde o último sábado, 17, de forma remota com momentos pessoais de reflexão e momentos virtuais reunindo cerca de 50 lideranças de Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Santana e Vitória do Jari.

O coordenador da PJ Macapá explicou qual a proposta do tema e do lema deste retiro. Aperte o play e ouça :

Aperte o Play

Segundo o coordenador diocesano da PJ, João Paulo, o retiro tem por objetivo oportunizar aos coordenadores paroquiais e de grupos de base refletir sobre o serviço para a juventude através da PJ, bem como, estimular sua caminhada enquanto “pejoteiros” e iluminar a pratica metodológica proposta pelo retiro para também ser aplicado nos grupos de base.

Para João Paulo, é a oportunidade de reforçar a caminhada e fortalecer a vivência espiritual dos coordenadores paroquiais ou de grupos de base.

De acordo com o João, como de costume, o retiro de coordenadores da PJ sempre conta com a participação do bispo de Macapá, dom Pedro José Conti. “É o bispo que prepara todo o material (apresentado), como será guiada a reflexão, o tema”, explicou João destacando que a metodologia do encontro é toda preparada por dom Pedro.

Coordenadores e assessores reunidos de forma virtual no retiro | Foto: Arquivo PJ

O retiro acontece através do uso de uma plataforma de webconferência reunindo o grupo de coordenadores de forma virtual. No primeiro dia, todos encontraram-se virtualmente para a dinâmica de apresentação do retiro e exposição do tema central pelo bispo diocesano. No domingo, 18, foi o dia dedicado para o chamado “deserto” para propiciar a meditação e a espiritualidade. De segunda até sexta-feira da semana, os participantes realizam seu momento próprio de reflexão iluminados por pequenos textos sugeridos pela coordenação.

“Durante este tempo os coordenadores diocesanos vão entrando em contato com cada participante para saber como se estão conseguindo refletir, se o objetivo do retiro está sendo alcançado”, explicou João Paulo. Este acompanhamento dos participantes acontece por aplicativo de mensagem mantendo ainda a dinâmica virtual do evento, mas com a atenção necessária ao propósito da iniciativa.

Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731