Senhor, sorria, por favor

Senhor, sorria, por favor

Senhor, sorria, por favor

Senhor, sorria, por favor

Senhor, sorria, por favor

Senhor, sorria, por favor

Senhor, sorria, por favor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Reflexão para V Domingo da Quaresma| 21 MAR 2021 – Ano “B”

1ª Leitura Jr 31,31-34 | Salmo: 50| 2ª Leitura: Hb 5,7-9| Evangelho: Jo 12,20-33

| MACAPÁ (AP) | Por Dom Pedro José Conti

Conta-se que um homem rabugento, de caráter ácido e difícil, precisou tirar uma fotografia e dirigiu-se ao estúdio de um profissional. Uma vez diante da câmara, o fotografo disse-lhe: 

– Senhor, sorria, por favor. O homem, aborrecido, respondeu:

 – A nós, que temos sofrido, não restam sorrisos para repartir. O fotografo insistiu: 

– Eu compreendo, senhor. Mas procure sorrir apenas por um instante. Pense em algum momento bom de sua vida…Assim… E disparou a máquina. A seguir, elogiando-o disse: 

– Conseguiu fazê-lo muito bem, senhor. Seu sorriso foi muito bom. Verá que na foto aparecerá melhor, com expressão mais favorável. Irá gostar. E assim aconteceu. A partir daí, todos os dias, ao levantar-se, aquele homem olhava-se ao espelho e dizia para si: 

– Ande, sorria, que melhorará sua jornada. Os que tinham algum contato com ele diziam que ia se transformando cada dia, pouco a pouco, em outra pessoa, mais sorridente, mais sociável, mais amável, mais cordial, mais solícito…enfim uma pessoa melhor.

Chegamos ao Quinto Domingo da Quaresma. O evangelista João nos diz que alguns gregos, portanto a princípio, pagãos, pediram a Filipe, que talvez falasse a língua deles, para ver Jesus. Não sabemos se Jesus ficou feliz por ser famoso e nem como os recebeu. O que sabemos é que Jesus aproveitou para se apresentar e não simplesmente para deixar-se ver e, assim, satisfazer, talvez, alguma curiosidade. Parece que o evangelista queira nos dizer que todos precisamos “ver” Jesus, mas na maneira certa, sem ficar nas aparências ou através de imagens falsas e distorcidas. Jesus mesmo diz que o Pai irá glorificá-lo e a misteriosa voz do céu, confundida com um trovão, confirma isso. No entanto, antes, ele já tinha feito uma comparação. Com ele – e com todos aqueles que o quiserem seguir e servir – acontecerá como com o grão de trigo. Deve morrer, ou seja, deixar de ser só um grão, para produzir fruto e tornar-se uma espiga. Depois disso, Jesus continua dizendo que não pedirá ao Pai para livrá-lo do sofrimento e da morte, porque esta foi a missão que o próprio Pai lhe confiou. Chegou a “hora” da verdade, do “julgamento deste mundo”. “Eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim” afirma Jesus (Jo 12,32). Palavras enigmáticas e maravilhosas ao mesmo tempo porque com uma só declaração ele anuncia a cruz e a ressurreição, que, para o evangelista João, são uma só “glorificação”. Mas como ele pode dizer que “todos” serão atraídos? Também nós que viemos depois e o resto da humanidade até o fim? Com efeito, pela morte, herança comum de todos os seres vivos, Jesus se tornou solidário com todos os seres humanos, e, igualmente, pela vitória sobre a morte abriu a todos o caminho da vida plena, a vida de Deus. Por causa desta solidariedade com a natureza humana, Jesus se sente “angustiado”. Ele não é um super-homem indiferente à morte, sabe que será dolorosa e humilhante.  A cruz, porém, será também glória ao “nome” do Pai, porque no Filho unigênito “obediente” se manifestará o amor total do próprio Pai.

Cruz e ressurreição, estão mais juntas do que, às vezes, pensamos. Mais ainda quando o morrer significa jogar fora, aos poucos, da nossa vida obras, pensamentos, atitudes que geram sofrimento, lágrimas e talvez até mesmo a morte de alguém. No lugar disso, devemos colocar solidariedade, esperança e alegria. Esses frutos de vida só se multiplicam se “morremos” ao nosso egoísmo, ao orgulho e a todas as nossas maldades. Sem essa “morte” não há vida nova, sem esse morrer não há ressurreição. Entre a superficialidade inconsciente de quem pensa que nunca vai sofrer e a tristeza de quem vive acabrunhado reclamando das tristezas da vida, existe a possibilidade de transformar o sofrimento em esperança, as nossas caras fechadas e sérias demais em rostos sorridentes. Isso não porque, de repente, não temos mais problemas, mas porque acreditamos que a última palavra não será do desespero e da morte, mas da manhã luminosa da ressurreição. Um sorriso todo dia pode ser um santo remédio que nos tornará melhores.                                    

Mais Artigos