Basta olhar os dedos da mão

Basta olhar os dedos da mão

Basta olhar os dedos da mão

Basta olhar os dedos da mão

Basta olhar os dedos da mão

Basta olhar os dedos da mão

Basta olhar os dedos da mão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Reflexão para IV Domingo da Quaresma| 14 MAR 2021 – Ano “B”

1ª Leitura 2Cr 36,14-16.19-23 | Salmo: 136| 2ª Leitura: Ef 2,4-10| Evangelho: Jo 3,14-21

| MACAPÁ (AP) | Por Dom Pedro José Conti

A catequista ensinava às crianças:  “Rezar é a coisa mais simples deste mundo. Basta olhar os dedos da mão. O polegar é o dedo mais próximo, nos lembra de rezar pelas pessoas mais queridas e que estão mais perto de nós. O indicador serve para indicar. Representa todos aqueles e aquelas que nos ensinam e que tem responsabilidade sobre nós. O médio é o maior, por isso devemos lembrar as pessoas importantes, as autoridades, em todos os setores da vida. O anular é o mais fraco e representa os enfermos, todos aqueles que estão com dificuldades. Rezamos por eles. Enfim, o mindinho é o menor, nos ajuda a lembrar os pequenos e todas as pessoas que não levamos em consideração, que são esquecidas.  Bom – concluía a catequista – se me virem olhando as minhas mãos fiquem sabendo que estou rezando”. 

O evangelho de João deste Quarto Domingo de Quaresma nos convida a olhar para Jesus “levantado” na cruz. A comparação vem de um episódio narrado no livro dos Números (21,4-9). Na ocasião, o povo de Israel sofreu um castigo por parte de Deus, mas, ao reconhecer a sua culpa, recebeu também a cura pela intercessão de Moisés. Os mordidos pelas serpentes venenosas deviam olhar para uma serpente de bronze levantada numa haste e ficavam curados. Quanto mais agora, explica o próprio Jesus a Nicodemos, quem crer no Filho do Homem terá a vida eterna. Com efeito, Deus não quer a morte dos homens, mas que tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10). O mundo, por errado que seja, pode ser salvo, com a condição de confiar e seguir aquele que o Pai amorosos enviou. Aqui aparecem novamente os contrastes do evangelho de João: vida e morte, luz e trevas, salvação e condenação, ações boas e ações más, preferir e odiar. No fundo, a mensagem é sempre a de um convite à decisão. As meias medidas, que são as nossas incertezas e fraquezas, devem deixar o lugar a adesão de fé plena no Filho, “a luz que veio ao mundo” (Jo 3,19). No entanto, Jesus continua: “…os homens preferiram as trevas à luz…” E depois (v.20): “Quem pratica o mal odeia a luz”. Quem olha para o Crucificado deve saber por que o faz. Também aqueles que não o olham mais ou o escondem.

O apóstolo Paulo nos ensina muitas coisas sobre a cruz de Jesus. Pode ser escândalo para os judeus, loucura para os pagãos ou poder e sabedoria de Deus (1 Cor 1,23-24). “O que para o mundo é sem prestígio e desprezível Deus o escolheu, aquilo que é nada, para anular aquilo que é” (1 Cor 1,28). Na frente da cruz, somente, podemos baixar a cabeça e se olharmos para o Crucificado é para lhe pedir perdão, e assim nos deixar alcançar pelo seu amor total, amor ainda hoje, e sempre, desprezado e humilhado.

A cruz de Jesus incomoda, porque nós todos sonhamos com grandeza, sucesso, luxo e poder, invejamos os ricos deste mundo. Temos dificuldade a entender que toda riqueza acumulada tem o seu custo de sofrimento, exploração e miséria e, talvez, também de destruição e sangue. O mundo e a sua propaganda nos ensinam que os que fazem parte da elite poderosa são os vencedores; o restante da humanidade são os fracassados, os inúteis, os que morrem imaginando chegar aonde nunca chegarão. Abraçando a cruz, Jesus, rosto humano de Deus, coloca-se do lado dos sofredores, dos excluídos, daqueles que podem desaparecer porque não contam, não consomem, não produzem. São todos aqueles que os abastecidos consideram somente um peso para a sociedade. Não entra na nossa cabeça ambiciosa porque o Crucificado não ganha pelo poder, não desce da cruz para esmagar os seus inimigos. Ele desiste de todos os seus poderes para não humilhar e nem afastar ninguém, nem os que o levaram até a cruz com as suas calúnias, medos e mentiras. Este é o nosso Deus e Senhor, Jesus, o derrotado vencedor, o humilhado glorioso, o malfeitor inocente, o condenado que perdoa os que o matam. 

Como a boa catequista, olhamos as nossas mãos para a aprendermos a rezar, mas, sobretudo, levantamos os olhos a Jesus crucificado para aprender a amar como ele nos amou e nos ama sempre.                  

Mais Artigos