Missa dos Santos Óleos acontece nesta quinta-feira,11, com acesso restrito aos convidados

A limitação de público visa atender as medidas de prevenção e evitar aglomeração

Bispo abençoa os óleos durante a missa em 2020 | Foto: Willian Valério – Pascom

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

O bispo de Macapá dom Pedro José Conti e o clero diocesano celebram na quinta-feira, 11, na Catedral São José, a Missa dos Santos Óleos. A celebração acontece às 18h e marca também a renovação das promessas sacerdotais dos padres presentes, segundo a tradição católica.

A participação de fiéis nesta celebração está condicionada ao limite permitido de 300 pessoas dentro da Catedral. Para o acesso já foram distribuídas para as paróquia credenciais como forma de garantir o distanciamento e o atendimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus. Os convidados deverão apresentar as credenciais na entrada da Catedral.

Para favorecer que os católicos da Igreja de Macapá possam acompanhar o a celebração, o evento será transmitido pelo facebook da Diocese de Macapá, da Catedral São José e pela Rádio São José FM 100.5.

A missa faz parte da programação oficial da Festividade de São José, padroeiro da Diocese de Macapá, e será a ocasião particular do clero de homenagem ao Santo Padroeiro.

Ritual de bênção dos óleos | Foto: Willian Valério – Pascom

Santos Óleos

Segundo a tradição católica, na celebração serão abençoados os óleos da Unção dos Enfermos e do Batismo (dos catecúmenos), bem como a consagração do óleo do santo Crisma. Durante o rito, três recipientes contendo os óleos são apresentados ao bispo que os abençoa.

Após a missa óleos serão distribuídos para as comunidades paroquiais para a ministração dos sacramentos.

Padre fazem a renovação das promessas sacerdotais | Foto: Willian Valério – Pascom

Renovação

A celebração dos Santo Óleos também expressa a unidade da Igreja local através do sacerdócio, pois “pelo Sacramento da Ordem, o Bispo, pai e pastor da nossa Igreja Diocesana, participa conjuntamente com o presbitério desse múnus santificador que a todos chega pelos sacramentos de Cristo”, diz a Rito de acolhimento na apresentação dos óleos.

Neste sentido, a celebração também é reconhecida como a Missa da Unidade. Os presbíteros presentes renovam realizados na ordenação sacerdotal em especial de obediência ao bispo diocesano e seus sucessores na Igreja Local.

Contato: 98414-2731
Instagram: @diocesedemacapa