Festa de São José 2021 tem inspiração na Carta Apostólica “Patris Corde” do Papa Francisco

Tema, lema, cartaz e programação foram apresentados nesta sexta-feira, 5, na Catedral São José e nas redes sociais

Apresentação da Festa de São José 2021 | Reprodução Tv Rede Vida e Tv Nazaré Macapá

|MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza – Pascom

Com o tema “São José, protegei-nos com coração de pai” e o lema “Tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1, 21b), a Diocese de Macapá apresentou nesta sexta-feira, 5, a programação da Festividade em honra ao santo padroeiro. O evento aconteceu na Catedral São José e foi transmitido através das redes sociais e da Rádio São José FM 100.5.

|Confira as fotos aqui.

“Fomos surpreendidos, graças a Deus e, por isso agradavelmente, pela Carta Apostólica do Papa Francisco que proclamou desde 8 de dezembro do ano passado a 8 de dezembro deste ano de 2021 o ano de São José”, explicou o bispo de Macapá, dom Pedro José Conti. “São José foi aquele encarregado dos cuidados desta pequena família que nós chamamos ‘Família de Nazaré”, destacou o bispo.

Segundo dom Pedro, o título dado pelo Papa para a Carta Apostólica “Patris Corde” (Com um coração de pai) “significa que amar com o coração de pai é um dom e também um exemplo que ele nos dá, por isso nós pensamos que teria sido bom refletir sobre isso”. De acordo com o bispo, através deste tema, todos podem ser responsáveis em exercer o cuidado seja com as pessoas, o planeta, a paz, a fraternidade.

Assista também o vídeo acima, produzido pela Tv Rede Vida e TV Nazaré Macapá. Nele dom Pedro Conti e Padre Rafael Donneschi explicam detalhadamente o tema, o lema e programação da Festa.

Cartaz da Festividade de São José 2021 | Criação: Roberto Almeida

Cartaz

Durante a apresentação da Festividade, o pároco da Paróquia São José e coordenador da comissão organizadora, padre Rafael Donneschi, destacou que “como sempre o cartaz tenta apresentar de maneira visível” às motivações da festa.

Padre Rafael afirmou que houve a decisão de retomar a figura da imagem de São José exposta na antiga igreja matriz, no centro de Macapá. O cartaz apresenta, portanto, o chamado “São José de Botas” que traz consigo nos braços o menino Jesus. A Imagem é uma das mais antigas do acervo paroquial.

Segundo o pároco, para finalizar a composição do cartaz pensou-se em seis medalhões que mostram os momentos mais significativos da vida, da presença e da missão de São José: os sonhos, o nascimento de Jesus, apresentação de Jesus no Templo, a fuga para o Egito, Jesus com 12 anos no Templo de Jerusalém e a Sagrada Família com a representação de São José em trabalho manual.

Programação

O momento também foi aproveitado para a divulgação da programação prevista para a festa deste ano. Devido a pandemia os eventos estão sendo preparados e avaliados constantemente para a sua realização.

A programação leva em consideração a realidade da pandemia e a comissão organizadora pensa que, dadas as circunstâncias permitidas, ela precisava ser organizada de forma executável e levando em conta os cuidados necessários nos eventos.

A abertura das atividades da Festividade acontece no dia 27 de fevereiro, às 19h, com a missa de envio para as peregrinações nas instituições, nas famílias e motivação para os encontros preparatórios.

Outro destaque na programação está no Tríduo de São São José e três celebrações festivas no dia 19 de março na Catedral às 7h30, às 10h e às 19h. No mesmo dia, uma queimas de fogos em honra ao santo padroeiro. Segundo a comissão, a a programação esta sujeita a alteração levando em conta realidade da pandemia em Macapá e às orientações das autoridades civis, quando necessário.

Confira a seguir o programa completo.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOSE 2021

PROGRAMAÇÃO LITURGICA

APRESENTAÇÃO DO CARTAZ E DO TEMA

Data: 05/02/2021 (Sexta-feira)

Hora/Local: 19h na Catedral São José

MISSA DE ABERTURA E ENVIO

Data: 27/02/2021 (Sábado)

Local: Catedral São José

MISSA DO ANIVERSÁRIO DE 260 ANOS DA IGREJA SÃO JOSÉ

Data: 06/03/2021 (Sábado)

Hora/Local:  19h na Igreja São José

MISSA DO 15º. ANO DE DEDICAÇÃO DA CATEDRAL SÃO JOSÉ

Data: 07/03/2021 (Domingo)

Hora/Local:  19h na Catedral São José

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

Missa celebrada por Dom Pedro José Conti e concelebrada pelos sacerdotes da Diocese de Macapá.

Data: 11/03/2021 (Quinta-feira)

Hora/Local:  19h na Catedral São José

TRIDUO DE SÃO JOSÉ

Período: De 16 a 18/03/2021

Local: Igreja São José

Horário: 18h30 – Oração do Tríduo

19h00 – Santa Missa

No dia 18/03/2021 (quinta-feira) após a missa, translado da imagem de carro até a Catedral São José.

MISSA DO PADROEIRO – 19 DE MARÇO DE 2021

7h30 – Missa Solene na Catedral São José

9h00 –   Após a Missa carreata pelas ruas da cidade de Macapá

11h00– Missa na Catedral São José

12h00 – Homenagem a São José com queima de fogos

19h00 – Missa de Encerramento na Catedral São José

PEREGRINAÇÕES

ENCONTROS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Período: De 01 a 15/03/2021

Cada instituição é convidada a organizar um Oratório com a Imagem de São José e realizar momentos de oração ou encontros do Livro das Peregrinações. Os que não dispuserem de uma imagem podem adquirir o oratório na secretaria da festa.

ENCONTROS NAS FAMÍLIAS

Período: De 01 a 15/03/2021

As famílias são convidadas a organizar em suas casas pequenos oratórios com a imagem de São José e realizar, em pequenos grupos, a reflexão sobre os nove temas propostos no Livro das Peregrinações (Acompanha um Oratório).

CATEQUESE PARA CRIANÇAS

A Comissão Organizadora em parceria com a Pastoral Catequética irá disponibilizar um KIT para as crianças participarem de um momento de formação lúdico e catequético que pode ser adquirido na secretaria da festa.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

LIVE E SORTEIO DE PREMIOS