Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Por ocasião da citação do bispo de Macapá na matéria do Fantástico da Rede Globo neste domingo, 3.

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

Após comparecimento na reportagem do Fantástico deste domingo, 3 de janeiro de 2021, Dom Pedro José Conti vem ao público para esclarecer o seu papel na dolorosa situação pela qual está passando o irmão Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Neste momento, Dom Pedro é o bispo mais ancião de nomeação episcopal na Província Eclesiástica de Belém que corresponde ao Regional Norte 2 (Pará e Amapá). Pelas atuais normas da Igreja Católica (“Vos estis lux mundi” – Art. 8 par. 2) possíveis denúncias que envolvam o Arcebispo Metropolitano devem ser encaminhadas à Congregação dos Bispos, no Vaticano, pelo bispo mais ancião de nomeação episcopal.

Foi o que Dom Pedro fez, por obrigação canônica e para não ser acusado, posteriormente, de omissão. No entanto, sempre se declarou absolutamente estranho aos fatos, não conhecendo nenhuma das pessoas eventualmente envolvidas nas denúncias, excluso o Sr. Arcebispo. Coube ao próprio Vaticano enviar um bispo com a missão específica de recolher depoimentos e inquirir os fatos.

Dom Pedro nunca fez nada diferente do que lhe obrigam as normas canônicas e continua confiante na justiça eclesiástica e civil para que a verdade seja apurada.

Pastoral da Comunicação – Diocese de Macapá

Mais Artigos