Home » Papa Francisco » Na festa de Santo Estêvão, Papa pede oração pelos perseguidos pela fé em Jesus

Na festa de Santo Estêvão, Papa pede oração pelos perseguidos pela fé em Jesus

No Angelus na festa de Santo Estêvão, o Papa Francisco deu destaque aos gestos que mudam a história, mesmo os pequenos, pois abrem as portas para a luz de Jesus.

| CIDADE DO VATICANO | Por Vatican News

“Santo Estêvão, enquanto recebia as pedras do ódio, retribuía com palavras de perdão. Assim mudou a história. Também nós podemos a cada dia transformar o mal em bem”.

No Angelus na festa de Santo Estêvão, o Papa Francisco propôs como modelo o testemunho do primeiro mártir do cristianismo, enfatizando que “gestos de amor mudam a história, mesmo aqueles pequenos”, e que “Deus guia a história pela coragem humilde de quem reza, ama e perdoa.”

Com a Praça São Pedro praticamente deserta devido às medidas adotadas pelo governo italiano neste período festivo, para conter o contágio do coronavírus, a oração do Angelus neste sábado foi rezada na Biblioteca do Palácio Apostólico, e não da janela do apartamento pontifício.

A testemunha reflete a luz de Jesus

Dirigindo-se a quem o acompanhava pelos meios de comunicação, o Pontífice começou falando de Santo Estêvão, como a “testemunha de Jesus”, “que brilha na escuridão”, mas não tem luz própria:

As testemunhas brilham com a luz de Jesus, não têm luz própria. Também a Igreja não tem luz própria. Por isso os antigos Padres chamavam a Igreja de “o mistério da lua”. Como a lua não tem luz própria, as testemunhas não têm luz própria, são capazes de pegar a luz de Jesus e refleti-la. Estêvão é falsamente acusado e brutalmente apedrejado, mas na escuridão do ódio, que havia naquele tormento da lapidação, faz resplandecer a luz de Jesus: reza por seus assassinos e os perdoa, como Jesus na Cruz. É o primeiro mártir, isto é, a primeira testemunha, o primeiro de uma lista de irmãos e irmãs que, até hoje, continuam a iluminar nas trevas: pessoas que respondem ao mal com o bem, que não cedem à violência e à mentira, mas quebram a espiral do ódio com a mansidão do amor.

“Essas testemunhas iluminam a aurora de Deus nas noites do mundo.”

“Mas – pergunta Francisco – como se torna uma testemunha?”. “Imitando Jesus, pegando luz de Jesus”, responde. “Esse é o caminho para todo cristão: imitar Jesus, pegar a luz de Jesus. Santo Estêvão dá-nos o exemplo (…). Ele tenta imitar o Senhor todos os dias e o faz até o final: como Jesus, é capturado, condenado e morto fora da cidade e, como Jesus, reza e perdoa. Enquanto está sendo apedrejado, diz: «Senhor, não lhes leve em conta esse pecado». Estêvão é testemunha porque imita Jesus”.

A testemunha reflete a luz de Jesus

“Essas testemunhas iluminam a aurora de Deus nas noites do mundo.”