Nesta quarta-feira, 16, edições CNBB promove primeira Live da Novena de Natal 2020

Novena de Natal da CNBB

BRASÍLIA (DF) |Por CNBB

Tem início nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a primeira live que a Editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB, promove como forma de ajudar as pessoas a celebrarem a Novena de Natal 2020 em seus lares. Os nove episódios, com cerca de 25 minutos cada, serão transmitidos em forma de lives de 16 a 24 de dezembro, através das redes sociais da Editora (@edicoescnbb) e da CNBB (@cnbbnacional), sempre às 20h. A transmissão também será feita pela Canção Nova, por meio da TV e rádio, às 17h30.

A Novena convida-nos à catequese em nossas casas, a reunir todas as pessoas que estavam distantes. Com a ternura materna de Maria e o silêncio oblativo de José, acolhemos, protegemos, promovemos e integramos em nossa casa todas as famílias para a festa da Encarnação do Verbo de Deus. Com este livreto da Novena, vamos percorrer o caminho litúrgico do Advento na unidade eclesial, refletindo, com simplicidade doméstica, a chegada do Menino Deus que sempre vem ao nosso encontro para nos salvar e garantir a vida!

Conforme o bispo de Castanhal, no Pará, dom Carlos Verzeletti, a Novena de Natal 2020 convida-nos à catequese em nossas casas, a reunir todas as pessoas que foram distanciadas neste tempo longo da pandemia. “Com a ternura materna de Maria e o silêncio oblativo de José, acolhemos, protegemos, promovemos e integramos em nossa casa todas as famílias para a festa da Encarnação do Verbo de Deus. Nosso Deus está conosco! Ele está em nossa casa para ser o nosso caminho, a nossa verdade e a nossa vida em abundância. Ele é a Palavra da Salvação!”

“No há nada mais prático e importante do que encontrar-se com Deus, do que apaixonar- se por sua Palavra, do que viver com Cristo, por Cristo e em Cristo. Apaixona-te! Permanece no amor! Tudo passará a ser diferente. Feliz Natal! Abençoado Ano Novo!”, afirma dom Carlos.

Encontros

Novena de Natal 2020 tem nove encontros, cada um deles tendo o seguinte esquema:

• Oração inicial;
  • Acolhendo o tema;
  • Contemplação do símbolo;
  • Leitura da Palavra;
  • Meditação da Palavra;
  • Fato da vida;
  • Rezar com a Palavra;
  • Vivendo a Palavra;
  • Oração final.

Cantos

Foi preparado também um CD, com 15 músicas, para auxiliar na animação e oração da Novena de Natal 2020, com as seguintes músicas:

• Que alegria quando ouvi que me disseram
  • Vigiai, eu vos digo
  • Vem, Senhor, nos salvar
  • Abre as portas
  • O cântico da Virgem Maria
  • Senhor, vem salvar teu povo!
  • O cântico de Maria
  • Como o sol nasce da aurora
  • Da cepa brotou a rama
  • Das alturas orvalhem os céus