Fiéis católicos festejam Cristo Rei neste domingo, 22

A Igreja de Cristo Redentor, no bairro Novo Buritizal, em Macapá, está com programação especial desde o dia 15 de novembro

Fiéis celebram Cristo Rei do Universo | Foto: Arquivo Pessoal

| Macapá (AP) | Por Márcia Fonseca (Pascom)

Missas, novenário e momento cultural integram a programação da Festividade em honra a Cristo Rei, organizada pela comunidade do bairro Buritizal, na Zona Sul de Macapá. Com o tema “Enviado para a evangelização” e o lema “Ai de mim se não evangelizar” (1Cor 9,16), os fiéis são convidados a contemplar a realeza de Jesus.

“Não é uma festa qualquer, pois a experiência da misericórdia de Deus ao do Cristo crucificado nos faz capazes de identificar os problemas contradições de tantas mazelas que enfrentamos nas realidades, observadas na Missão dos “batizados e enviados”, em nossas peregrinações e visitas”, ressaltou o pároco Padre Paulo Ney.

Igreja Cristo Redentor | Foto: Divulgação

Durante a última semana a comunidade se reuniu para rezar o terço com novena e celebrar a santa missa. Neste sábado, 21, após a programação religiosa haverá um momento cultural para os representantes das comunidades.

“Queremos de uma forma especial agradecer a todos os membros da comunidade. E com os cuidados e restrições pertinentes à pandemia, faremos um momento de confraternização”, disse Luís Eugênio Ribamar.

No domingo, 22, dia dedicado a Cristo Rei, acontece o terço às 8h, seguido da missa solene, que marcará o encerramento da festividade.

Solenidade de Cristo Rei

A Igreja Católica encerra o Ano Litúrgico com a Festa de Jesus Cristo Rei do Universo. Esta festa foi criada pelo papa Pio Xl em 1925 na época em que o mundo passava pelo pós-guerra de 1917, marcado pelo Fascismo na Itália, pelo Nazismo na Alemanha, pelo comunismo na Rússia. Uma época que viu o crescimento do marxismo-ateu, governos ditatoriais que solapavam toda a Europa e muita perseguição religiosa. A festa foi estabelecida na época para enfatizar que o único poder absoluto é de Deus e celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que, como pastor, guia sua Igreja peregrina para o Reino Celeste e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina.

Festa de Cristo Rei

21/11 (sábado), às 18h

Tema: Jesus Caminho e Vida (jô14, 21-24).

Terço e Novena (comunidade São Mateus).

22/11 (Domingo), às 8h – Terço

9h Missa Solene de Cristo Rei