Ceb’s são incentivadas a realizar reflexões em pequenos grupos

Subsídios com roteiros, vídeos e podcast serão disponibilizados semanalmente para se celebrar o “Encontrão” nas bases

Cartilha das Cebs Encontrão 2020 em casa

| Macapá (AP) | Por Pascom/Ceb’s

Por ocasião do cancelamento do Encontrão das Ceb’s, devido à pandemia de Covid-19, a Equipe de Serviço as Comunidade Eclesiais de Base (Ceb’s) disponibiliza para este mês de novembro uma série de subsídios para incentivar as comunidades a manterem vivas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e as Decisões da Assembleia Diocesana de 2019 em espírito de celebração, reflexão e ação sempre presente no encontro anual.

A cada semana, um roteiro de encontro para reflexão em família ou em pequenos grupos de vizinhos e comunidades será publicado nas redes sociais e no Portal de Notícias da Diocese de Macapá. O conteúdo também será veiculado diariamente em forma de podcast na Rádio São José 100.5 FM para orientar as comunidades. Acesse aqui o 1º Encontro: Pilar da Palavra.

Motivação

O Encontrão das Ceb’s acontece todos os anos no final de semana da Festa de Cristo Rei, ocasião em que na Igreja do Brasil também se comemora o Dia Nacional dos Leigos e Leigas. Animadores de comunidades das cidades e do interior se deslocam para a capital para momentos de celebração, reflexão, estudos e fraternidade.

Irmã Isidora na apresentação do 1º Tema | Foto: Reprodução vídeo 1º Pilar

De acordo com Irmã Isidora, da equipe diocesana das Ceb’s, “este ano, infelizmente, não será possível realizamos o nosso Encontrão, mas nem por isso desistimos da caminhada das comunidades”.

Segundo ela, “a equipe apresenta a proposta de nos reunirmos em família, ou com alguns vizinhos, observando as medidas de prevenção do [Novo] Coronavírus, mantendo a distância, fazendo o encontro nos nossos pátios das casas ou nos quintais ao ar livre e voltarmos a nos reunir em pequenos grupos para celebrar, para aprofundar, para refletir o nosso ser comunidades eclesiais de base”.

Na carta enviada em 28 de setembro às comunidades paroquiais, a equipe informa que “concretamente apresentamos cinco roteiros que abordam os Pilares que sustentam a vidadas comunidades: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionaria” o que para o organismo diocesano, são elementos que estão “em função da Grande Missão que a Trindade Santa nos desafia a realizar no seguimento de Jesus, que veio propor o Reinado de Deus”.

O conteúdo faz parte da cartilha preparada pela Equipe de Serviço para ajudar as Ceb’s a retomar a caminhada após o distanciamento social e enquanto perdura a situação de emergência sanitária por conta da pandemia.

A proposta do roteiro de reflexão em preparação do encontro das Cebs de 2020 para ser celebrado nas casas e nas bases paroquiais destaca que ” as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), assumidas pela nossa Diocese de Macapá, propõem motivar, sustentar uma Igreja, ‘rede de comunidades'”.

Na mensagem preparada para a cartilha com os roteiros, o bispo diocesano dom Pedro José Conti explica que as “decisões da Assembleia Diocesana deviam ser retomadas em diversos encontros programados em 2020, mas tudo isso ficou sem a possibilidade de acontecer”.

Dom Pedro destaca ainda que ” através da Palavra, da Liturgia, da Caridade e da Missão somos todos chamados a testemunhar o Evangelho da Vida, da Paz, da Justiça e do Amor na nossa realidade cotidiana familiar, social e política, pessoalmente e comunitariamente”. Clique aqui e confira a mensagem completa.

Acompanhe

O primeiro encontro já está disponível no Portal de Notícias da Diocese de Macapá. Toda segunda-feira, às 9h, um roteiro do encontro será disponibilizado no Portal, bem como um vídeo com uma pequena reflexão para aprofundar o tema.

Para acessar diretamente o material basta acessar aqui. Os vídeos serão disponibilizados no Facebook, Instagram e Youtube da Diocese de Macapá. A reflexão do tema proposto também será possível acompanhar através da Rádio São José FM 100.5 de segunda a sexta, às 14h.

A cada semana, a meditação apresenta um tema diferente proposto pela cartilha do Encontrão 2020. A cartilha impressa com o roteiro completo dos cinco encontros também pode ser adquirida nas secretarias paroquiais.

Encontros virtuais

Captura de tela do encontro virtual paroquial | Foto: Reprodução Pascom Paroquia SCJ

Uma alternativa para a realização do encontros também são as plataformas digitais para conferências virtuais como Google Meet ou Zoom também podem ser utilizadas para reunião da animadores e membros de comunidades de base.

Um exemplo disso é o caso da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Macapá, que iniciou um encontro virtual paroquial no dia 28 de outubro reunindo animadores e coordenadores para o momento de estudo através da internet.