Mensagem de Dom Pedro Conti para cartilha do Encontrão Cebs 2020

Dom Pedro durante palestra no Encontrão das Ceb’s 2019 | Foto: Jefferson Souza (Arquivo Pascom)

Queridos irmão e irmãs,

Em outros anos, nestes tempos, estaríamos preparando o tradicional Encontrão das CEBs, um evento grande e bonito, que realizamos sempre, em novembro, no domingo de Cristo Rei. A pandemia nos obrigou a desistir de muitas coisas. Desta vez, ficaremos também com a saudade do Encontrão, do barulho, dos cantos e, sobretudo, da troca de experiências da caminhada das nossas Comunidades do interior e das cidades.

A Equipe Diocesana das CEBs, porém, não desistiu e quis preparar uma cartilha com cinco encontros para refletir sobre os 4 Pilares das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Diretrizes que a Assembleia Diocesana de novembro de 2019 acolheu como orientações da caminhada evangelizadora também em nossa Diocese. As “decisões da Assembleia Diocesana” deviam ser retomadas em diversos encontros programados em 2020, mas tudo isso ficou sem a possibilidade de acontecer.

Agradeço a Equipe Diocesana das CEBs porque a Cartilha, que agora chega a vossas mãos, nos oferece a possibilidade de refletir novamente sobre aqueles assuntos e não deixar que esfriem o nosso entusiasmo e o nosso compromisso. De fato, algo “novo” vai acontecer e novos “caminhos de evangelização” na Amazônia serão abertos somente se todas as Comunidades, rurais, ribeirinhas e urbanas, viverem mais intensamente o seu ser “Comunidades Eclesiais Missionárias”.

Através da Palavra, da Liturgia, da Caridade e da Missão somos todos chamados a testemunhar o Evangelho da Vida, da Paz, da Justiça e do Amor na nossa realidade cotidiana familiar, social e política, pessoalmente e comunitariamente.

Vamos nos encontrar em pequenos grupos, com as devidas medidas de segurança, mas com a força de quem nunca desanimou e/ou perdeu a esperança de construir, juntos com Jesus, uma humanidade nova e melhor.

Desejo, a todos/as, muita luz para enxergar por onde o Senhor quer nos conduzir também nestes tempos de distanciamento social para todos e de sofrimento e luto para muitas das nossas famílias e Comunidades. Os muitos gestos e momentos de solidariedade e partilha que o nosso povo realizou são uma vitória contra o individualismo e a indiferença, são sinais do Reino que está acontecendo no meio de nós.

Acredito que a realização destes cinco Encontros nos confirmará na Fé, na Esperança e na Comunhão do Amor. Que o Senhor nos abençoe e Nossa Senhora nos acompanhe.

Macapá, 30 de setembro de 2020.