Candidatos ao diaconato serão instituídos no Ministério de Leitor e Acólito

Seminarista também será instituído acólito na mesma cerimônia

| Macapá (AP) | Por Jefferson Souza – Pascom

Foto: Divulgação

Candidatos ao diaconato permanente na Diocese de Macapá serão instituídos no Ministério de Leitor e Acólito pelo bispo diocesano dom Pedro José Conti neste sábado (24). O rito de instituição acontece durante celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, em Macapá, às 19h.

Nessa celebração, serão instituídos Antônio de Almeida, da paróquia Nossa Senhora do Rosário; Fábio Cardoso, da Paróquia Santuário de Fátima; Giovanni Fernandes, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Brasil (Porto Grande); Joelson Nascimento, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Santana); Leonardo Toledo, da Paróquia São José; e Teodoro Costa, da Paróquia Santuário de Fátima.

Na mesma ocasião será também instituído acólito o seminarista Rafael Bastos, 36 anos. Bastos cursa o último ano de Teologia e segue sua formação no Seminário Diocesano em vista do presbiterato.

Ministérios

O Ministério de Leitor é instituído para a leitura da Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, com exceção do Evangelho; enquanto que o de Acólito tem como objetivo a ajuda no serviço do altar auxiliando o diácono e o presbítero nas funções litúrgicas.

Os candidatos ao diaconato recebem os dois ministérios para exercê-los por tempos conveniente às necessidades da Igreja local.