Missa do Círio de Nazaré 2020 acontece em todas as paróquias de Macapá

Devotos e promesseiros podem participar das celebrações nas igrejas mais próximas para evitar aglomerações

Celebração da Missa com párocos de Macapá | Foto: Arquivo Pascom/Círio2019

No domingo, 11 de outubro, a Igreja Matriz de cada Paróquia em Macapá será sede da Missa do Círio de Nazaré 2020. A descentralização da celebração é uma estratégia para que fiéis evitem aglomerações e participem da missa, dentro do possível, o mais próximo de casa.

Para isso, as paróquias de Macapá estão organizadas para receber os devotos de Nossa Senhora de Nazaré dentro dos protocolos de segurança necessários . Pela manhã, a partir das 7h, as comunidades paroquiais realizam as celebrações festivas em honra à Virgem e das promessas dos devotos.

Cada Paróquia está articulada para que os participantes vivam este domingo do Círio de forma especial, devocional, festiva e segura. Todas as igrejas mantêm um sistema tanto para o controle do número de pessoas, como para a higienização do ambiente e do público. O distanciamento e uso do espaço físico adequado para a missa do Círio também serão considerados.

Devido o cancelamento da procissão, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, de onde a cada ano sai o Círio de Nazaré, terá como estratégia, além da missa das 7h30, a realização outras duas celebrações, às 10h e às 19h.

Na Paróquia São João Batista Piamarta, a missa do dia do Círio acontece na área externa da Igreja Santa Maria e São João Evangelista, no Cabralzinho, com o limite de 200 pessoas.

Na Paróquia Cristo Bom Pastor, a opção foi manter as celebrações dominicais em todos as comunidades como de costume, assim todos teriam a opção de participar da missa sem aglomeração. A Igreja Matriz Paroquial manteve o horário comum às demais paróquias para a celebração neste dia.

Catedral São José

A Catedral São José sediará os atos centrais do Círio de Nazaré. A Imagem principal permanecerá na Catedral no dia 11 de Outubro. Às 7h30 acontece a missa do Círio, com público limitado e que terá acesso ao local através de convite já distribuído pela organização para voluntários, religiosos (as), autoridades e paroquianos. Não será permitido o acesso à Igreja sem identificação.

A comissão organizadora do Círio incentiva que os fieis interessados em participar das celebrações do dia do Círio procurem a Paróquia mais próxima seguindo as orientações das coordenações locais da missa.

Àqueles com interesse em pagar promessas, doação de alimentos para o Círio Solidário, homenagens à Virgem de Nazaré podem realizá-lo nestas comunidades paroquiais ou durante o percurso das carreatas com a Imagem da Santa nos Vicariatos de Macapá.

Confira a seguir os locais e horários de celebração da missa do Círio. Pode haver alteração nos horários, segundo a dinâmica de cada paróquia.

Confira aqui o percurso de cada carreata

Vicariato I

• Paróquia São Benedito: Missa às 7h – Igreja Matriz – Saída da Santa|Carreata (Banco da Amizade – Laguinho);
  • Paróquia Nossa Senhora do Rosário: Missa às 7h30 – Igreja Matriz – Chegada da Santa | Carreata;
  • Paróquia Nossa Senhora de Nazaré: Horário e local ainda não confirmados

Vicariato II

• Paróquia São João B. Piamarta: Missa às 7h – Igreja Santa Maria e São João – Saída da Santa|Carreata;
  • Paróquia Santuário de Fátima: Missa às 7h30 – Igreja Matriz (Santuário) – Chegada da Santa | Carreata; ;
  • Paróquia Jesus de Nazaré: Missa às 7h30 – Igreja Matriz

Vicariato III

• Paróquia Jesus Bom Samaritano: Missa às 7h30 – Igreja Matriz – Saída da Santa|Carreata;
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus: Missa às 7h30 – Igreja Matriz
  • Paróquia Cristo Bom Pastor: Missa às 7h30 – Igreja Matriz – Chegada da Santa | Carreata;

Vicariato IV

• Paróquia São José: Missa às 7h30 | 10h | 19h – Catedral (Participação por convite)
  • Paróquia São Pedro: Missa às 7h30 – Igreja Matriz – Saída da Santa|Carreata;
  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição: Missa às 7h30 – Igreja Matriz
  • Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro: Missa às 7h30 – Igreja Matriz – Chegada da Santa | Carreata;