Pastoral Familiar promove Semana da Vida na Diocese de Macapá

Iniciativa tem inspiração na Campanha da Fraternidade 2020 e destaca ainda a defesa do nascituro

| Macapá (AP) | Por Pascom

De 1 a 8 de outubro a Pastoral Familiar da Diocese de Macapá promove a Semana da Vida 2020. Neste ano, o tema retoma a Campanha da Fraternidade “Vida: dom e compromisso” e destaca o Dia do Nascituro como parte da programação.

Em Macapá, a programação será realizada de forma virtual através da rede social Facebook, na página @Pastoral Familiar – Coordenação Diocesana de Macapá. A transmissão dos encontros organizados pelas equipes paroquiais conta também com a participação do bispo diocesano, dom Pedro José Conti, e o assessor da Pastoral Familiar Diocesana, padre Rosielson Vilhena. Os temas meditados em cada encontro fazem parte do subsídio disponível para a Semana Nacional da Família. Acesse aqui a programação completa e o subsídio Hora da Família

Semana Nacional

De acordo com o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB), padre Crispim Guimarães Santos, “a Semana tem se consolidado como espaço de valorização da vida em suas diversas etapas”. Segundo ele, “para colaborar com as celebrações, a Comissão Episcopal, juntamente com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferecem o subsídio Hora da Vida, com roteiros que proporcionam às comunidades e famílias textos bíblicos, a palavra do Magistério, reflexões e, neste ano, para cada encontro”.

Para o assessor, “a pandemia exige que a defesa da vida seja uma constante neste período, para além daquela atenção que todos os anos é indicada, já que muitas vidas foram ceifadas e tantas outras continuam ameaçadas”, disse.

O bispo de Rio Grande (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, convida as famílias “a viver, cada dia dessa semana, com disposição interior” e a levar “ o Evangelho da Vida aos corações que precisam de cuidado e atenção”.

Segundo o bispo, “se estamos tentando superar uma crise sanitária e social, é bem verdade que também estamos numa crise moral. O Papa São João Paulo II já apontava uma causa de toda essa crise moral: um ataque desenfreado contra a família, a célula da sociedade, o santuário da vida”, destacou.

Encontros

Segundo dom Ricardo Hoepers, “os encontros foram pensados e elaborados com muito carinho e amor para que todos possam fortalecer a fé e vivenciar, nas famílias e comunidades, uma consciência cada vez maior em prol da vida.

Nascituro

O nascituro se dá por intermédio de seus pais. Nascituro é um termo jurídico utilizado para designar o ente gerado ou concebido, de existência no ventre materno, mas que ainda não nasceu. O Dia do Nascituro é celebrado em 8 de outubro.

Programação na Diocese de Macapá

1/10 – 19h30 – Adoração: Alegria da vida – D. Pedro e padre Rosielson
2 /10 – 20h – Útero: Santuário da vida – Santa Terezinha
3/10 – 20h – A experiência de vida é uma bênção – São Benedito