Programação para o Grito dos Excluídos 2020 é definida em Macapá

Evento conta com transmissões por redes sociais e rádio

| Macapá (AP) | Por Willin Valério (Pascom)

Das ruas às redes sociais, programação para a 26ª edição do Grito dos Excluídos vai fazer uso de vários canais de comunicação para amplificar a voz e as necessidades dos cidadãos “excluídos” sobre seus direitos em Macapá. O cronograma de atividades foi definido durante reunião on-line na última terça-feira, 18 de agosto.

Neste ano, tema do evento é “Vida em primeiro lugar” e o lema “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”, e a manifestação principal será no dia 7 de setembro.  Leia aqui o Manifesto da Diocese de Macapá.

A partir de 1° de setembro, inicia-se a programação nas redes sociais da Diocese de Macapá, com participação das pastorais, movimentos e demais instituições envolvidas no Grito apresentarão um pouco de suas atividades ligadas ao tema deste ano, além de inserções na Rádio São José 100.5 FM, para falarem sobre o assunto.

Mais do que uma articulação, o Grito dos Excluídos é um processo, uma manifestação popular carregada de simbolismo, que integra pessoas, grupos, entidades, Igrejas e movimentos sociais comprometidos com a causa dos excluídos. Além das atividades já programadas, um manifesto, organizado pela Comissão de Justiça e Paz, será entregue pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti às autoridades locais, contendo algumas necessidades do cidadão, como o direito à vida, saúde e educação.

No Dia da Pátria, também, no lugar da tradicional caminhada, que acontecia nos anos anteriores, uma live será transmitida com apresentações culturais dos envolvidos no Grito, bem como um carro de som irá percorrer ruas e avenidas da cidade falando sobre a mensagem que o Grito dos Excluídos/2020. Esta é uma forma encontrada para não calar as várias vozes que gritam por seus direitos mesmo em tempos difíceis. A comissão organizadora lembra a importância de se obedecer às orientações dadas pelos órgãos de Saúde, por isso, não haverá concentração de pessoas durante toda a programação.

Programação:

28 e 31 de agosto: Divulgação das atividades das pastorais e demais entidades ligadas ao Grito dos Excluídos – Transmissão pela Rádio web SINDSEP/AP

1° e 3 de setembro – Divulgação das atividades das pastorais e demais entidades ligadas ao Grito dos Excluídos nas redes sociais da Diocese de Macapá e Rádio São José 100.5 FM

7 de setembro – Às 8h, um carro de som percorrerá ruas da cidade para falar sobre o Grito e às 19h – Live com apresentações culturais nas redes sociais da Diocese e Rádio São José FM.

Serviço:
Grito dos Excluídos 2020