Igreja Católica no Amapá celebra Corpus Christi com programação paroquial

Além das missas, momentos de adoração eucarística e benção do Santíssimo Sacramento com transmissão por redes sociais para que fiéis possam acompanhar

| Macapá (AP) | Por Pascom

Na próxima quinta-feira, 11, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Christi. Este ano na Diocese de Macapá as celebrações ocorrem de forma descentralizada e cada paróquia organiza sua programação em honra a presença de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento.

O bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, preside a celebração eucarística de Corpus Christi na Catedral São José na quarta-feira, 10, às 19h, com a missa pré-festiva da véspera e na quinta-feira, às 10h.

Seguindo ainda as recomendações do distanciamento social para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de participação presencial dos fiéis, as comunidades paroquiais preparam momentos diversificados para o dia.

Além das missas próprias da Solenidade e, segundo cada realidade, as paróquias realizam momentos de adoração eucarística ou o translado do Santíssimo Sacramento em carro aberto pelas ruas dos bairros para que os fiéis paroquianos possam realizar seu momento de louvor, adoração e homenagens.

Em Macapá, 11 paróquias realizam a transmissão dos momentos programados através das redes socais. Também no interior as paróquias celebram Corpus Christi com transmissões pela internet, como é o caso da Paróquia Santo Antônio em Laranjal do Jari. Em Oiapoque, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, os fiéis poderão acompanhar em suas casas o transporte em carro aberto do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

O levantamento realizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) apresenta os horários e os canais de transmissão das celebrações, momentos de adoração e benção do Santíssimo pelas ruas. O levantamento será atualizado a medida que novas paróquias informarem seus horários da programação.

VICARIATO 1

Paróquia São Benedito: Missa às 16h | Transmissão pelo Facebook @igrejasaobeneditomacapa

Paróquia Nossa Senhora do Rosário: Carreata com translado do Santíssimo às 16h  | Transmissão pelo Facebook @paroquia.rosario.macapa

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré: Missa pela manhã – horário não informado

VICARIATO 2

Paróquia São João Batista Piamarta: Missa às 15h| Carreata com Santíssimo em seguida | Transmissão pelo Facebook @padreedimilson e Youtube Padre Edy

Paróquia Jesus de Nazaré: Missa às 9h | Transmissão Facebook @Celebrar JN

VICARIATO 3

Paróquia Jesus Bom Samaritano: Adoração Eucarística às 17h | Missa às 17h45 | Transmissão pelo Facebook @jesusbomsamaritanoap

Paróquia Cristo Bom Pastor: Missa às 8h | Carreata com o Santíssimo após a missa até as 12h | Transmissão pelo Facebook @paroquiacristobompastormacapa

VICARIATO 4

Paróquia São José – Catedral : Missa Pré-festiva (10/6) as 19h | Solenidade (11/6) – Missa às 7h30, às 10h e as 19h | Benção do Santíssimo em torno da catedral após das 10h | Adoração Eucarística às 18h | transmissão pelo facebook @catedralsaojoseap

Paróquia Santuário Perpétuo Socorro: Missa às 8h | Carreata com o Santíssimo após a missa | Adoração Eucarística às 18h | Transmissão pelo facebook @paroquiasantuarionsperpetuosocorromacp

Paróquia Nossa Senhora da Conceição: Missa às 15h | Carreata com o Santíssimo às 16h

Paróquia São Pedro: Missa às 9h e 16h | Carreata com o Santíssimo às 17h | Transmissão pelo Facebook @paroquiasaopedrooficial

VICARIATO 5

Paróquia Santa Teresinha – Fazendinha : Bênção do Santíssimo pelas ruas às 17h, em seguida a celebração da missa. | Transmissão pelo Facebook @paroquiasantateresinhafazendinha

VICARIATO 6

Paróquia Santo Antônio – Laranjal do Jari | Carreata com o Santíssimo pelas ruas às 8h | missa às 18h | Transmissão pelo facebook @pascomdojari

Paróquia N. Sra. das Graças – Oiapoque : Percurso em carro aberto pelas ruas com o Santíssimo às 16h30

Paróquia Santa Barbara – Igreja São Pedro – Pedra Branca do Amapari: Missa às 9h30 | Transmissão pelo Facebook Igreja São Pedro – Pedra Branca do Amapá

Corpus Christi
A expressão traduzida do latim significa “Corpo de Cristo”. Celebrada como Solenidade 60 dias após a Páscoa, sendo na primeira quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade.

De acordo com a tradição, é na quinta-feira santa que Cristo institui a Eucarística. Corpus Christ celebra, portanto, a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, o Pão e o Vinho consagrados. A solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV, através da bula papal Transiturus de 8 de setembro de 1264.