Círio de Nazaré em Macapá 2020 chama todos a valorizar e dignificar a vida

“Ter a imagem no cartaz é uma ação de graça muito grande. A intercessão dela foi muito importante e nos proporcionou o milagre da vida”.

Cartaz do Círio de Nazaré de Macapá 2020

| Macapá (AP) | Por Márcia Fonseca | Pastoral da Comunicação

O Círio de Nazaré em Macapá, a maior festa religiosa do estado, teve o tema, o lema e a arte do cartaz lançados na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, pela Diocese de Macapá. O chamado da festividade para este ano é dar justo valor e dignidade à toda vida, à toda criatura. Para 2020 o Círio traz como tema: “Maria de Nazaré Mãe da vida, mãe de todas as criaturas!”, e o lema “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!” (João 10, 10b).

Diante do cenário de pandemia, a programação em honra a nossa Senhora de Nazaré segue ainda indefinida. Em sua mensagem de lançamento, o bispo Dom Pedro José Conti ressalta os desafios enfrentados durante este ano, e como os fiéis podem aprender com o exemplo de Maria de Nazaré.

“Muitas pessoas estão sendo exemplo de dedicação e generosidade. E descobrimos valores como a fraternidade e a partilha, que estavam enterrados sob montanhas de ambições, egoísmos e banalidades. Com Maria podemos reaprender a gerar e a cultivar a vida, para que a humanidade e a criação inteira sejam mais felizes, unidas e em paz, sem os vírus da indiferença, da violência e do ódio”, destacou José Conti.

Através dos meios de comunicação e redes sociais da Diocese e do Círio a comunidade pode acompanhar de forma diferente o lançamento. Às 11h, pela Tv Nazaré o bispo Dom Pedro e o coordenador da festividade Pe. Raphael Donneschi fizeram a apresentação do cartaz com o tema e o lema. À noite, uma live solidária reunirá artistas locais e nacionais, para a arrecadação de donativos às obras sociais da Diocese.

O cartaz

A apresentação do cartaz com o tema e o lema da festividade traz a imagem das mãos mais famosas e conhecidas da história artística da humanidade: na Capela Sistina, pintada por Michelangelo Buonarroti, na Cidade do Vaticano, o dedo de Deus toca levemente o dedo de Adão, e é este toque que dá vida ao homem!

A composição também apresenta uma paisagem do cenário amazônico com em referência ao Sínodo da Amazônia de 2019 e a Exortação Apostólica do Papa Francisco Querida Amazônia na qual ele chama a Virgem Maria de “Mãe da Amazônia” e “Mãe de todas as criaturas” (n.111).

A arte ilustra ainda a vitória de uma família macapaense diante da pandemia com a imagem do senhor Francisco de Assis Alves Filho, 63 anos, e os profissionais da saúde, na saída do hospital após 13 dias de internação.

“Por contas das comorbidades foi um desespero para toda família, mas graças a Deus nós temos profissionais da saúde que acompanharam de perto. E durante todo esse tempo uma corrente de oração se formava em volta. Nós somos filhos de Maria, temos uma admiração e um respeito muito grande por nossa Senhora, a qual recorremos e alcançamos a graça”, expressou a esposa Maria Glória Silva.

A família que todos os anos serve como voluntária na festa do Círio, diz que ter a imagem impressa no cartaz representa uma ação de graças. “Ter a imagem no cartaz é uma ação de graça muito grande. Nós representamos muitas famílias, uma benção de Nossa Senhora. A intercessão dela foi muito importante e nos proporcionou o milagre da vida. Agradecemos a todos os profissionais e comunidade que oraram por nós”, ressalta dona Glória.

Ao centro a imagem de nossa Senhora de Nazaré com o pequeno Jesus no colo representa um hino à vida. Destaca no meio da natureza, da água, da mata e das aves, que representam ‘todas as criaturas’ das quais se fala no tema.

“Talvez no Círio de 2019 a imagem passou um pouco despercebida a exuberância de natureza que vem do Manto de Nossa Senhora! E este ano trouxemos uma mensagem a todas as famílias, Maria com o recém-nascido: “Coragem! Tenham confiança, eu carrego no colo o Vencedor da doença, do medo, da morte e quero doa-lo a cada um de vocês, para que tenham vida e a tenham em abundância!”, ressaltou o coordenador da festa Pe. Raphael Donneschi.

Esta também é a mensagem deixada pela família do seu Assis e da dona Glória, que agradecem especialmente todos os profissionais que se dedicam a salvar vidas.  “Nós temos uma mãe que cuida de nós, que caminha conosco nos momentos mais difíceis. Ela nos dá coragem, nos toma nos braços, ela cuida de nós como a mãe mais cuidadosa que podemos ter. Aos trabalhadores da saúde, pedimos a nossa Senhora que ela guarde, interceda e estenda seu manto sobre todos e deixo meu muito obrigada”, finaliza Glória da Silva.

A partir do próximo mês, e diante das medidas que forem tomadas pelas autoridades locais, é que será definida a programação para a festividade do Círio deste ano. A coordenação no momento trabalha com as estratégias sociais e segue as recomendações das organizações de saúde.