Pastoral da Juventude divulga carta aberta em defesa do adiamento do Enem 2020

Segundo a carta, por conta da Pandemia do novo coronavírus os jovens não conseguirão ter condições mínimas de preparação para a prova

| Macapá (AP) | Por Jefferson Souza (Pascom)

A Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá divulgou nesta quarta-feira, 19, carta aberta em defesa do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Em todo país a mobilização em favor do adiamento das provas previstas para novembro vem ganhando adesão de diversas instituições, movimentos populares e organizações.

Segundo o documento assinado pela coordenação diocesana, “diante do atual cenário brasileiro de enfrentamento à pandemia do COVID-19 e de todos os seus reflexos sociais”  a PJ ver com é ” com perplexidade a postura adotada pelo Governo Federal em manter as datas para a realização das provas do ENEM 2020″.

Para a pastoral, a realidade de jovens somados aos “abismos educacionais e informacionais existentes no Brasil, nos levam a crer que a manutenção das atuais datas, além de violar a Constituição Federal, potencializa sobremaneira uma cultura de exclusão, não emancipação e injustiça social.”

“A realização do exame para novembro é ir de encontro com o momento que estamos vivenciando”, afirma a coordenação na carta encaminhada as autoridades políticas do país e divulgada nas redes sociais.

Confira a Carta aberta na íntegra

Carta aberta. Adiamento do Enem 2020. CDPJ Macapá

Suspensão

O Senado Federal aprovou também na terça-feira, 19, a suspensão das provas do Enem 2020 em razão do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do coronavírus. Por 75 votos a 1 o Plenário virtual aprovou a matéria da proposta de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). A aplicação das provas impressas estão agendadas para os dias 1º e 8 de novembro e a a versão digital para os dias 22 e 29.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declararam que mantém “um diálogo sempre aberto junto às mais diversas entidades e à sociedade em geral, destacando que todas as sugestões e críticas apresentadas são importantes para o aprimoramento de suas atividades e que cada uma delas será avaliada e discutida”, mas não sinalizam a mudança da aplicação das provas.

A inscrição para o exame segue aberta até o dia 22 de maio.

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 99139-0682