O Papa nomeia brasileiro vice-camerlengo

Dom Ilson de Jesus Montanari foi nomeado pelo Papa Francisco vice-camerlengo da Santa Romana Igreja

| Cidade do Vaticano | Por Vatican News

O Papa Francisco nomeou vice-camerlengo da Santa Romana Igreja o brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, arcebispo titular de Capocilla, secretário da Congregação dos Bispos. Dom Montanari trabalhará ao lado do cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que o Pontífice, em 14 de fevereiro de 2019, nomeou Camarlengo, ou seja, o encarregado de cuidar e administrar os bens e direitos temporais da Santa Sé durante a Sé Vacante e de verificar a morte do Pontífice.

Neste dia 1º de maio, o Papa nomeou também dom Mitja Leskovar, Núncio Apostólico no Iraque, Conselheiro de Nunciatura, elevando-o ao mesmo tempo à Sé titular de Benevento, com a dignidade de arcebispo. Nascido em 3 de janeiro de 1970, em Kranj, Eslovênia, foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1995. Entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2001 e trabalhou na representação pontifícia no Bangladesh, na Seção para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado e nas representações pontifícias na Alemanha e na Índia.

Novidade também no âmbito da Ordem dos Bispos. O Papa Francisco, na audiência concedida ao Substituto para os Assuntos Gerais em 14 de abril de 2020, decidiu cooptar para a Ordem dos Bispos, equiparando-o, em todos os aspectos, aos cardeais que receberam o título de uma Igreja suburbicária, o cardeal Luis Antonio G. Tagle, com o título de São Felice da Cantalice em Centocelle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. A decisão entra em vigor hoje, 1º de maio.

O Santo Padre também promoveu o cardeal Beniamino Stella, prefeito da Congregação para o Clero, à Ordem dos Bispos, dando-lhe o título de Igreja Suburbicária de Porto-Santa Rufina.