Semana Santa: Missas sem a participação de fiéis para evitar aglomerações e a propagação da Covid-19

Em comunicado as paróquias, dom Pedro apresenta orientações para celebrações da Semana Santa na Diocese de Macapá

Igreja Matriz Paroquial Jesus Bom Samaritano – (Jefferson Souza – Pascom)
| Macapá (AP) | Por Jefferson Souza (Pascom)

Em consideração ao decreto estadual n° 1497 que determina a prorrogação das medidas restritivas e de promoção do distanciamento social para os próximos 15 dias, o bispo de Macapá dom Pedro José Conti emitiu nestes sábado, 4, um comunicado às paróquias com orientações para as celebrações da Semana Santa que inicia neste domingo, 5.

A participação dos fiéis nas celebrações continua suspensa e as igrejas permanecem fechadas para se evitar aglomerações, incluindo todas a missas do Domingo de Ramos, as celebrações do Tríduo Pascal (Ceia do Senhor, Paixão do Senhor, Vigília Pascal) e o domingo de Páscoa. Os padres são orientados a celebração das missas de modo privado com as portas fechadas.

Os fiéis também podem acompanhar as celebrações através das redes sociais das paróquias ou da Diocese de Macapá, dos meios de comunicação como a RedeVida e TV Nazaré, bem como pela Rádio São José 100.5 FM.

Durante a Semana Santa será possível eventual atendimento individual, mas obedecendo as orientações das autoridades civis e de saúde pública. As procissões comuns destas celebrações também não serão realizadas.

“Convido os fiéis a viverem esta semana aproveitando para experimentar a fraternidade em nossas famílias, a solidariedade com os que vivem em condições precária, faltando do necessário, sozinhos, abandonados e esquecidos”, afirma o bispo.

No documento também são apresentadas orientações para as celebrações.

A segui leia o comunicado

Decisões e Orientações.2-convertido