Em Macapá, missa dos Santos Óleos destaca a importância da vocação sacerdotal

Celebração marcou o encerramento do retiro do clero local com a renovação das promessas presbiterais

Dom Pedro Conti celebra missa de bênção dos Santos Óleos – (Foto: Willian Valério / Pascom)
| Macapá (AP) | Por Jefferson Souza (Pascom)

A Diocese de Macapá realizou nesta quinta-feira, 12, a missa para a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do crisma. O bispo diocesano, dom Pedro José Conti, presidiu a celebração reunindo os fiéis na Catedral São José. Confira aqui fotos em nossa galeria de imagens.

A missa foi concelebrada pelos padres diocesanos, religiosos e de institutos presentes na Diocese e também marcou o encerramento do retiro anual do clero local realizado no período de 9 a 12 deste mês.

Em sua homilia, dom Pedro Conti manifestou gratidão aos sacerdotes oriundos de instituto religiosos e missionários para servir a diocese. Destacou ainda, o valor do ministério ordenado presbiteral e a necessidade de oração para o aumento de vocações do clero local. “Peço que todos os grupos, comunidades, famílias, todos rezem para que não faltem operários para messe”. Segundo o bispo, este deve ser a primeira iniciativa para a promoção de novas vocações locais.

Dom Pedro ressaltou as famílias como um lugar seguro para despertar de vocações sacerdotais, seja pela oração pelos padres ou pela proximidades junto a eles. As comunidades religiosas femininas também foram lembradas na sua importância na oração pelas vocações sacerdotais, bem como no testemunho alegre do serviço ao Evangelho e ao povo de Deus. Por sim, o bispo recordou que os próprios padres deve ser os “primeiros promotores vocacionais”.

Confira a íntegra da homilia de dom Pedro no vídeo a seguir

No fim, o bispo diocesano motivou os jovens a animarem-se a conhecer e aderir a vocação sacerdotal, em especial para o exercício do ministério ordenado na Igreja local. Na conclusão do momento, com a oração comum os padre realizaram a renovação das promessas sacerdotais e a disposição de comunhão e obediência juntos ao bispo.

Dom Pedro Conti realiza o rito de bênção dos óleos – (Foto: Willian Valério / Pascom)

Após a homilia, dom Padre realizou o rito de bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos, bem como a sagração do crisma. Os Santos Óleos serão distribuídos às paróquias para as celebrações dos sacramentos no decorrer do ano.

De acordo com a liturgia cristã, o santo crisma consagrado pelo Bispo para a unção dos recém-baptizados e com os quais serão marcados na confirmação. Com o óleo dos catecúmenos são preparados e dispostos aqueles que receberão o sacramento do Batismo. Por fim, com o óleo dos enfermos são aliviados os doentes nas suas enfermidades.

Renovação

Para o reitor do Seminário Diocesano de Macapá, padre Rosielson Vilhena, “celebrar a missa dos santos óleos é celebrar a comunhão presbiteral”. Para ele, recordando a homília do bispo, “o que mais promove vocações é o testemunho presbiteral e isso é algo que a gente trabalha já desde o Seminário para que a comunidade dos presbíteros da Igreja Local possa fazer comunhão e essa comunhão possa manifestar  já nos jovens o desejo de fazer parte  desta comunidade de padres”.

Ordenado a cerca de oito meses, padre Rosielson destacou ainda a emoção de poder nesta missa renovar suas promessas presbiterais. “Participar desta celebração é emocionante e vem à mente a caminhada vocacional que a gente fez e que agora se realiza”, disse.

Padre Rosielson Vilhena – (Foto: Willian Valério / Pascom)

Padres posam junto com o bispo dom Pedro para fotos no final da celebração – (Foto: Willian Valério / Pascom)

Atualmente, o clero local é formado por cerca de 55 padres, sendo 14 do clero diocesano e os demais membros de instituto de vida religiosa ou sociedades de vida apostólica. Além dos sacerdotes a diocese é assistida ainda com os diáconos permanentes e um provisório a ser ordenado presbítero até o fim deste semestre.