Recursos da Campanha da Fraternidade 2019 ampliam ações da Divina Providência em Macapá

Brasília (DF) | Por CNBB

O projeto de Ações Humanitárias para a Comunidade Divina Providência foi desenvolvido com apoio dos recursos da Coleta do Domingo de Ramos, realizada todo ano pela Campanha da Fraternidade (CF), e que integram o Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema da CF 2019 foi “Fraternidade e Políticas Públicas”.

As ações foram desenvolvidas de 1 de julho a 30 de outubro de 2019, com apoio da Cáritas diocesana de Macapá, no espaço físico próprio da Divina Misericórdia, no bairro Jesus de Nazaré em Macapá (AP). A organização promove a inclusão social na comunidade por meio de projetos sociais na área do esporte, educação, saúde, meio ambiente e eventos sociais.

Com recursos do FNS, a Divina Providência ofertou o reforço escolar de 1º a 6º ano, implantou os cursos de informática, de violão e teclado. O projeto também apoiou a compra dos seguintes equipamentos: um extensor de microfones, 3 microfones e cabos, 10 violões, 2 teclados, um quadro branco, 20 cadeiras plásticas, 10 mesas plásticas e 3 computadores. Também foram confeccionadas camisas com estampas para padronização das equipes voluntárias do projeto.

Arte e educação

De acordo com o representante da Cáritas diocesana, Jakson de Sousa Saldanha, o objetivo de projeto de contribuir para a melhoria de qualidade de vida dos participantes com intuito de criar alternativas de políticas públicas nas áreas de educação, esporte, saúde, meio ambiente e lazer foram alcançados plenamente. A ações do projeto alcançaram 250 pessoas entre adultos, crianças, adolescentes e jovens.

A equipe de trabalho do projeto mobilizou e divulgou as ações no bairro da Comunidade, com objetivo de levar informações sobre os critérios de participação e de que forma seriam desenvolvidas. Os coordenadores aproveitaram as inscrições, para fazer um levantamento socioeconômico dos participantes.

De acordo com o responsável pelo projeto, a equipe adotou uma metodologia participativa e integrada em três etapas. “Distribuímos folder e cartazes do projeto e também divulgamos por meio de carro de som estimulando a participação da comunidade”, disse.

Segundo Jakson de Sousa Saldanha, com os recursos do FNS da CNBB, foi possível aumentar o número de atividades ofertadas para a população do bairro Cidade Nova e Baixada Pará e replicar para outra comunidade as aulas de violão. “Um dos sonhos da entidade Divina Misericórdia é ampliar futuramente as aulas de informática”, disse.