Festividade de São José destaca a necessidade da missão nas famílias e nos ambientes urbanos

O tema escolhido para a festa de 2020 está em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Católica no Brasil

Lançamento da Festividade de São José 2020 - (Foto: Willian Valério / Pascom)
Lançamento da Festividade de São José 2020 – (Foto: Willian Valério / Pascom)
Macapá (AP) | Por Jefferson Souza (Pascom)

Nesta quarta-feira, 19/2, a Diocese de Macapá realizou uma coletiva de imprensa para o lançamento da Festividade de São José 2020. A Catedral diocesana sediou o evento dedicado ao padroeiro do estado que traz como tema “A missão começa em casa!” e o lema “Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a constroem; se o Senhor não guarda a cidade, em vão vigia aquele que a guarda” (Sl 127, 1). Clique aqui e confira fotos e aqui para assistir a transmissão do evento

Bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti no lançamento da Festividade de São José 2020 - (Foto: Willian Valério / Pascom)
Bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti no lançamento da Festividade de São José 2020 – (Foto: Willian Valério / Pascom)

Segundo o bispo dom Pedro Conti, a motivação para o tema é destacar a importância das famílias. “A cada ano nós procuramos escolher um tema, um assunto, que possa nos estimular mais a partir do exemplo de São José, um santo caseiro, que cuidou do Menino Jesus, por isso sempre é apresentado como um pai amoroso, zeloso”, explicou.

Para o bispo, a proposta de missão destacada na festividade trata-se da constante necessidade de evangelização. “Missão é evangelizar”, explicou o bispo. Segundo ele, “a missão que começa em casa é reconhecer que se tem algo a fazer. Os cristãos chamam esta missão de ´reino de Deus”, disse dom Pedro. Desta forma, é ” a missão de testemunhar o Evangelho, o amor fraterno, a solidariedade, a paz”, concluiu.

De acordo com o coordenador geral da Festa, padre Rafael Donneschi, a proposta da festa também está em consonância com as Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 que destaca uma realidade cada vez mais urbana.

Segundo o pároco, o “Evangelho tem que alcançar toda a cidade”. Participaram ainda do lançamento membros da comissão, autoridades políticas, paroquianos e devotos do santo padroeiro da diocese, do estado Amapá e da capital Macapá.

Assista abaixo a apresentação e explicação do cartaz

[youtube]https://youtu.be/Fic7fg_qZUM[/youtube]

Programação

A programação da Festividade de São José apresenta este ano algumas mudanças. As peregrinações iniciam já nesta quinta-feira, 20/2, com visitas da imagem do santo às famílias, comunidades, paróquias, órgãos públicos e instituições privadas, e percorrerá conjuntos habitacionais da capital. No dia 8 de março acontece a inauguração de uma nova imagem do santo ao lado da Fortaleza de São José.

Público presente no lançamento reuniu devotos, paroquianos da Catedral, autoridades civis e representantes do poder público e entidades e a imprensa - (Foto: Willian Valério)
Público presente no lançamento reuniu devotos, paroquianos da Catedral, autoridades civis e representantes do poder público e entidades e a imprensa – (Foto: Willian Valério)

Na programação litúrgica, preparatória para a celebração do 19 de março, estão previstos encontros de formação para as famílias, a missa dos “Santos Óleos” e o Tríduo em honra a São José. Segundo a comissão, a realização do Tríduo visa concentrar as atividades da programação litúrgica com o objetivo de garantir a participação contínua dos devotos.

No dia de São José, 19/3, a missa solene acontece na Catedral, às 7h30, seguida de procissão até a igreja Jesus de Nazaré. Após a procissão acontece a Festa dos Devotos com a programação social. Confira abaixo a programação completa.

Roteiro de Peregrinações
Programação Litúrgica