Equipe diocesana promove formação para multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2020

A capacitação busca motivar os católicos a empenharem-se na promoção da fraternidade, da justiça e da solidariedade

Foto: Divulgação Pascom
Macapá (AP) |Por Márcia Fonseca (Pascom)

A Igreja Católica no Brasil apresenta todos os anos a Campanha da Fraternidade (CF), um momento que visa despertar a solidariedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira. Em comunhão com essa ação, a Diocese de Macapá prepara as comunidades eclesiais com uma série de encontros de formação sobre o tema e o lema da CF 2020.

As atividades se iniciam no dia 17 de fevereiro, a partir das 19h, no Centro de Cultura e Pastoral, com capacitação e animação voltadas para membros de pastorais novas comunidades, organismos e paróquias com capacitação e animação. A participação no encontro é gratuita, e o treinamento será ministrado pela equipe diocesana de multiplicação da CF.

CF 2020

Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade 2020 é lançada oficialmente na celebração da Quarta-Feira de Cinzas. Este ano, com o tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), a CF faz um convite à reflexão sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. O cartaz exibe a figura de Irmã Dulce, “Anjo Bom da Bahia”, santa brasileira canonizada em outubro do ano passado.

A CF 2020 encerra no dia 5 de abril, Domingo de Ramos, com a Coleta Nacional da Solidariedade, um gesto concreto, por meio do qual os fiéis demonstram seu comprometimento com a evangelização e promoção da dignidade dos pobres e oprimidos. Do montante arrecadado na coleta, 60% é utilizado para dar apoio a projetos sociais da própria diocese. E 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela própria CNBB. O dinheiro é utilizado no fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país, em projetos sociais aprovados pela CNBB a cada ano.

Pastoral da Comunicação: (96) 98400-5139 | (96) 98406-1389
Instagram: @diocesedemacapa