Festividade religiosa celebra Santa Inês em Macapá

Igreja Santa Inês - (Foto: Jefferson Souza / Pascom)

Festividade religiosa celebra Santa Inês em Macapá

Programação se estende durante todo o mês de janeiro com peregrinações, novenário, show e celebrações em honra da santa

Igreja Santa Inês - (Foto: Jefferson Souza / Pascom)
Igreja Santa Inês – (Foto: Jefferson Souza / Pascom)
| Por Jefferson Souza (Pascom) | Macapá (AP)

Com o tema “Santa Inês, a exemplo de Maria, ensina teu povo a rezar” e o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Cf. João 2, 5) a comunidade católica em Macapá celebra no dia 21 de janeiro a Festividade em honra a Santa Inês. A programação que iniciou no último dia 2 de janeiro com peregrinações, novenário encerra com torneio e festa social no dia 8 de fevereiro.

Segundo a coordenadora da festividade, Edineuza Soares, o tema tem como objetivo despertar no exemplo de Santa Inês e da Virgem Maria a oração e a caridade. “Santa Inês, a exemplo de Maria, quer dar a oportunidade de nos doarmos ao reino do amor, fazendo-nos despertar o que há de bonito, que é fazer o bem não se importando a quem seja”, explicou.

De acordo com tradição católica, a virgem Inês é a padroeira da castidade, dos jardineiros, das moças e noivos. Foi martirizada aos 13 anos no ano 304, em Roma, em tempos de perseguição aos cristãos. A santa também empresta o nome a um bairros da capital do estado, surgido em 1985, em torno da Igreja dedicada a imagem, situada na avenida Beira Rio, às margens do Rio Amazonas.

Programação

A programação teve início no dia 2 se janeiro, onde a comunidade realizou momentos de preparação para a celebração da festa com a peregrinação da imagem da santa pelas residências das famílias do bairro.

No último domingo dia (12), iniciou o novenário, onde fiéis se reúnem para momentos de oração e celebração da missa, às 19h. Em cada noite, a missa conta com a animação musical de grupos ou cantores católicos de Macapá sendo celebrada por padres convidados de outras paróquias e comunidades locais.

A partir de sexta-feira,17, logo após a celebração da missa acontecem shows com a apresentação de bandas e ministérios de música católica. Na terça-feira, 21, às 19h, acontece a missa solene, presidida pelo bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti e concelebrada pelo novo pároco de Nossa Senhora da Conceição, padre Edivaldo Neves.

Após a celebração, os devotos saem em procissão pelas ruas do bairro e retornam a Igreja, onde acontece show com a Banda Adventus e o cantor de sertanejo católico Claucio Lima, de São Paulo.

Cartaz promocional do cantor Claucio Lima - (Foto: Divulgação)
Cartaz promocional do cantor Claucio Lima – (Foto: Divulgação)

Social

A programação continua no dia 25 de janeiro com um torneio de futsal para jovens, às 8h. Para participar os times devem ser compostos por sete jogadores e a inscrição na competição custa R$ 30 (trinta reais). O time vencedor do torneio será premiado com o valor de R$ 200 (duzentos reais) e o segundo lugar com o valor de R$ 100 (cem reais).

No domingo, 8/2, logo após a missa das 18h, a comunidade promove a festa social com vendas de comidas típicas e sorteio de prêmios, na quadra da igreja.

Programação
12 a 20/01/2020
19h – Terço e novenário

21/01/2020 (terça-feira)
19h – Missa Solene, procissão e show cultural.

8/02/2020
8h – Torneio de Futebol