Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Evento promovido pela PJ da CNBB – Regional Norte 2 vai reunir jovens católicos dos estados do Amapá e Pará
Cartaz do IERPJ – (Foto: Divulgação)
| Por Jefferson Souza (Pascom)|

A Diocese de Macapá sedia o I Encontro Regional da Pastoral da Juventude no período de 12 a 15 de dezembro. Cerca de 400 jovens oriundos das dioceses e prelazias do Regional Norte 2 (Amapá e Pará) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participam do evento que tem “Juventude amazônida: Nossa vida e missão neste chão” como tema e o lema: “Do meio do mundo, anunciamos o tempo de revirar.”

“A intenção central deste momento é reunir as juventudes presentes em nossos Grupos de Base, proporcionando momentos de profunda reflexão sobre os nossos desafios e esperanças, partilhando os anseios e sonhos”, explicou Myara Cristiny, da coordenação da Pastoral da Juventude na Diocese de Macapá.

“Somos a geração jovem que está tendo a oportunidade de vivenciar diversos fatos e processos históricos em meio a nossa Igreja e nossa sociedade, o que seria motivo suficiente para um encontro desta dimensão”, destacou.

O encontro se realizará sob a iluminação do texto bíblico “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é solo sagrado” (Ex 3, 5) e apresenta na programação momentos destinados à espiritualidade, formações, plenárias, romaria e missão por paróquias da cidade.

O tema escolhido está em harmonia com a realização do Sínodo para a Pan-Amazônia, realizado de 6 a 27 de outubro deste ano no Vaticano, por convocação do Papa Francisco. Segundo os organizadores, “a Amazônia que sempre foi considerada chão de missão e martírio. É um chão de missão diferenciado, pois esse território tem realidades e condições únicas, que tornam a evangelização dessa região um verdadeiro desafio”.

Sede

Macapá foi escolhida pela coordenação regional da PJ para sediar o evento por ocasião dos 40 anos da Pastoral da Juventude na diocese, por ser uma das principais referências na CNBB – Norte 2 do trabalho pastoral realizado.

“Macapá, não é uma cidade qualquer. É também um lugar de muita história e exemplos de resistência, que nos provocam diversas reflexões. É uma cidade que possui uma diversidade cultural marcante, e que carrega consigo diversos elementos místicos, que muito tem a nos ensinar e inspirar”, explicou Myara.

Para os organizadores, a cidade “é um ótimo lugar para reiniciar, recomeçar, revirar!” e nesta perspectiva, a Pastoral da Juventude está “vivenciando uma reviravolta em nosso regional, percorrendo todos os cantos de nosso território”.

Programação

Na quinta-feira (12) acontece a recepção dos jovens com o credenciamento e orientações, às 18h a programação inicia com mística e show de abertura. Na sexta-feira (13), a partir das 8h, os jovens participam de momentos de formação no auditório do Centro de Cultura e Pastoral Dom José Maritano.

Às 17h, os participantes saem pelas ruas do centro de Macapá em direção a Fortaleza de São José com a Romaria dos Mártires, recordando as principais lutas e os protagonistas da juventude católica no Brasil.

No sábado (14), os jovens terão a oportunidade de realizar um dia de missão nas paróquias em que estarão hospedados. Percorrendo as ruas dos bairros da cidade, a atividade missionária visa possibilitar aos participantes do encontro regional conhecer a realidade da juventude local e os principais desafios por ela enfrentados.

O domingo (15) será marcado com a Missa de Envio dos participantes. O bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, presidirá a celebração, às 11h, na Catedral São José, com a participação do bispo referencial para a juventude da CNBB – Norte 2, dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém (PA). Confira a programação detalhada clicando aqui.

 

Serviço

Contatos para entrevistas

Myara Cristiny – Coordenação PJ: (96) 996 9136-1094

Rogério Lima – Coordenação PJ – (96) 996 8118-8292

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98400-5139 | (96) 99139-0682
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
(4/12/2019)

Mais Artigos