Igreja Nossa Senhora de Guadalupe celebra 25 anos de fundação em Macapá

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe celebra 25 anos de fundação em Macapá

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe celebra 25 anos de fundação em Macapá

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe celebra 25 anos de fundação em Macapá

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe celebra 25 anos de fundação em Macapá

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe celebra 25 anos de fundação em Macapá

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe celebra 25 anos de fundação em Macapá

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A programação faz parte das festividades em honra à padroeira, e se estenderá até o dia 12 de dezembro

Comunidade presente durante a festividade em honra a Nossa Senhora de Guadalupe

|Por Márcia Fonseca|

A comunidade católica do bairro Jardim Marco Zero, em Macapá, promove, no dia 7 de dezembro, a programação em honra a Nossa Senhora de Guadalupe. Este ano, os fiéis comemoram o Jubileu de Prata – 25 anos de fundação da igreja. Durante a festividade, haverá celebrações litúrgicas e programação cultural e social.

A abertura será marcada com a celebração da santa missa, às 18h, seguida de programação social com venda de iguarias e sorteio de prêmios na quadra da igreja. Neste ano, a festa traz o tema “Com Guadalupe celebramos 25 anos de evangelização”, e o lema “Ensina quem tem tudo a partilhar, ensina quem tem pouco a não cansar”.

Lançamento

Durante a programação, haverá o lançamento da revista “Guadalupe dos 25 anos de evangelização”, que contará a história da comunidade. A publicação foi elaborada pelo casal Ione e Manoel Azevedo.

25 anos de história

Registro das primeiras reuniões na comunidade, no bairro Jardim Marco Zero

Com o surgimento do bairro Jardim Marco Zero, na segunda metade dos anos de 1980, a comunidade São Paulo, pertencente a Paróquia São Pedro, inicia um trabalho de evangelização com reuniões e missas junto às famílias do bairro. Dez anos depois, com o acentuado crescimento populacional padre Ítalo Millani, pároco, e alguns comunitários fizeram o pedido da cessão de um terreno na Prefeitura Municipal de Macapá, para a construção de uma igreja. Após alguns meses, o objetivo é alcançado.

A missão de coordenar a comunidade, inicialmente, ficou sob a responsabilidade do casal Edson e Ivanete Gomes que, junto com a comunidade e a ajuda do pároco, escolheram o nome da futura igreja. “Após uma reunião de comunidade para tratar sobre o nome da igreja, padre Ítalo argumentou que na paróquia já havia a Igreja São Pedro e São Paulo e que seria importante homenagear Maria, a Mãe de Jesus. Foi então que o padre sugeriu o nome de Nossa Senhora de Guadalupe, e foi prontamente aprovado por todos os membros presentes na reunião”, relatou a paroquiana Josineide Monteiro.

 

Primeira missa

Após a criação do projeto arquitetônico pelo engenheiro Ricardo Amoedo, e como mestre de obra o diácono Pastor Machado (in memoriam), a igreja começa a ser construída. Em dezembro de 1994 foi realizada a celebração da Missa inaugural da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

O mutirão do início da construção da igreja contou com a ajuda da comunidade

“Esta comunidade cresceu com o passar dos anos, amadureceu, caminhou, se formou, se alimentou da Palavra e da Eucaristia, começou a produzir frutos de conversão. Muito se trabalhou, se rezou, para estarmos aqui. Que Maria, Mãe de Deus e nossa, continue abençoando este povo e com ele caminhe para o céu”, exclamou padre Edimundo Dias Feitoza.

 

Nova estrutura

Em 2012, a comunidade novamente se reúne e inicia as campanhas para começar a construção da nova igreja. Em 2019, o novo templo já está em sua fase final de construção e aguarda novas doações para conclusão do piso, confessionário, estrutura do som e torre do sino.

Novas estruturas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

“A comunidade se empenhou de ‘corpo e alma’, com simplicidade e humildade, nesta missão, entendendo que a comunidade é a igreja e vice-versa. Foram sete anos de muita luta e perseverança, comprovando-se, mais uma vez, que ‘para Deus nada é impossível’”, explicou Manoel Azevedo, membro da comunidade.

 

A igreja de Nossa Senhora de Guadalupe fica na Rua Samuel Trajano, 410, no bairro Jardim Marco Zero, e conta com celebrações aos sábados, às 19h30, e todo dia 12 de cada mês, às 18h, com terço e missa.

Programação

7/12 – (sábado)
18h – Missa de abertura
20h – Programação social

8, 9, 10, 11/12 (domingo, segunda, terça e quarta-feira)
18h30 – Terço
19h30 – Missa

12/12 – (quinta-feira)
6h – Alvorada festiva
19h30 – Missa e procissão

 

Serviço
Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98400-5139
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
(3/12/2019)

Mais Artigos