Igreja Nossa Senhora de Guadalupe celebra 25 anos de fundação em Macapá

A programação faz parte das festividades em honra à padroeira, e se estenderá até o dia 12 de dezembro

Comunidade presente durante a festividade em honra a Nossa Senhora de Guadalupe

|Por Márcia Fonseca|

A comunidade católica do bairro Jardim Marco Zero, em Macapá, promove, no dia 7 de dezembro, a programação em honra a Nossa Senhora de Guadalupe. Este ano, os fiéis comemoram o Jubileu de Prata – 25 anos de fundação da igreja. Durante a festividade, haverá celebrações litúrgicas e programação cultural e social.

A abertura será marcada com a celebração da santa missa, às 18h, seguida de programação social com venda de iguarias e sorteio de prêmios na quadra da igreja. Neste ano, a festa traz o tema “Com Guadalupe celebramos 25 anos de evangelização”, e o lema “Ensina quem tem tudo a partilhar, ensina quem tem pouco a não cansar”.

Lançamento

Durante a programação, haverá o lançamento da revista “Guadalupe dos 25 anos de evangelização”, que contará a história da comunidade. A publicação foi elaborada pelo casal Ione e Manoel Azevedo.

25 anos de história

Registro das primeiras reuniões na comunidade, no bairro Jardim Marco Zero

Com o surgimento do bairro Jardim Marco Zero, na segunda metade dos anos de 1980, a comunidade São Paulo, pertencente a Paróquia São Pedro, inicia um trabalho de evangelização com reuniões e missas junto às famílias do bairro. Dez anos depois, com o acentuado crescimento populacional padre Ítalo Millani, pároco, e alguns comunitários fizeram o pedido da cessão de um terreno na Prefeitura Municipal de Macapá, para a construção de uma igreja. Após alguns meses, o objetivo é alcançado.

A missão de coordenar a comunidade, inicialmente, ficou sob a responsabilidade do casal Edson e Ivanete Gomes que, junto com a comunidade e a ajuda do pároco, escolheram o nome da futura igreja. “Após uma reunião de comunidade para tratar sobre o nome da igreja, padre Ítalo argumentou que na paróquia já havia a Igreja São Pedro e São Paulo e que seria importante homenagear Maria, a Mãe de Jesus. Foi então que o padre sugeriu o nome de Nossa Senhora de Guadalupe, e foi prontamente aprovado por todos os membros presentes na reunião”, relatou a paroquiana Josineide Monteiro.

Primeira missa

Após a criação do projeto arquitetônico pelo engenheiro Ricardo Amoedo, e como mestre de obra o diácono Pastor Machado (in memoriam), a igreja começa a ser construída. Em dezembro de 1994 foi realizada a celebração da Missa inaugural da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

O mutirão do início da construção da igreja contou com a ajuda da comunidade

“Esta comunidade cresceu com o passar dos anos, amadureceu, caminhou, se formou, se alimentou da Palavra e da Eucaristia, começou a produzir frutos de conversão. Muito se trabalhou, se rezou, para estarmos aqui. Que Maria, Mãe de Deus e nossa, continue abençoando este povo e com ele caminhe para o céu”, exclamou padre Edimundo Dias Feitoza.

Nova estrutura

Em 2012, a comunidade novamente se reúne e inicia as campanhas para começar a construção da nova igreja. Em 2019, o novo templo já está em sua fase final de construção e aguarda novas doações para conclusão do piso, confessionário, estrutura do som e torre do sino.

Novas estruturas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

“A comunidade se empenhou de ‘corpo e alma’, com simplicidade e humildade, nesta missão, entendendo que a comunidade é a igreja e vice-versa. Foram sete anos de muita luta e perseverança, comprovando-se, mais uma vez, que ‘para Deus nada é impossível’”, explicou Manoel Azevedo, membro da comunidade.

A igreja de Nossa Senhora de Guadalupe fica na Rua Samuel Trajano, 410, no bairro Jardim Marco Zero, e conta com celebrações aos sábados, às 19h30, e todo dia 12 de cada mês, às 18h, com terço e missa.

7/12 – (sábado)
18h – Missa de abertura
20h – Programação social

8, 9, 10, 11/12 (domingo, segunda, terça e quarta-feira)