Diocese de Macapá participa do Encontro de Multiplicadores da CF 2020

Encontro aconteceu em Belém (PA) reunindo lideranças da CNBB – Regional Norte 2
Representantes da diocese de Macapá no encontro de multiplicadores da CF – (Foto: Arquivo pessoal)

| Por Jefferson Souza (Pascom) |

Lideranças do Amapá e do Pará participaram do Encontro de Multiplicadores da Campanha da Fraternidade (CF) 2020, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 2 (CNBB-N2), em Belém (PA). O evento aconteceu de 29 de novembro a 1º de dezembro, com o objetivo de preparar as equipes das dioceses e prelazias para as atividades de formação da campanha do próximo ano.

A Diocese de Macapá esteve representada através pelo coordenador da Pastoral Carcerária, diácono Davi Serrão, coordenadora do Conselho de Leigos, Jeane Cruz, e coordenador da Pastoral da Comunicação Jefferson Souza. A CF 2020 se inicia no dia 26 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, inspirado na parábola do Bom Samaritano (Cf. Lc 10,33-34).

Para o diácono Davi Serrão, “é valiosa a participação dos representantes das Igrejas particulares, pois juntos constroem uma primeira concepção da CF, começam a elaborar as propostas de atuação”. De acordo com ele, o encontro permite também “impulsionar a sinodalidade em relação a CF”, visto que são “várias dioceses e prelazias que buscam a comunhão, diante dos desafios dos tempos presentes”.

Sobre a atualidade do tema proposto pela CF 2020, o diácono disse que “a Quaresma é oportuna para nos impulsionar a refletir, à luz da Palavra do Senhor, o nosso comprometimento com a Sua criação”. Para Davi Serrão, a temática a ser abordada pela próxima Campanha da Fraternidade “é um tema além de atual, abrangente, rico para o discernimento no nosso cotidiano”.

Para a coordenadora do Conselho de Leigos da Diocese de Macapá, Jeane Cruz, as abordagens do tema foram bastante construtivas. Segundo ela, é um desafio a ser enfrentado, motivar os organismos ligados ao conselho na mobilização em torno da CF.

De acordo com Jeane, a valorização da vida de forma integral deve ser uma preocupação constante de todos buscando formas de cuidado, como o uso de recursos e projetos que visem a dignidade da vida.

Capacitação

Durante os dias de programação, os representantes da diocese participaram de momentos formativos e estudos para conhecerem a proposta da CF 2020. O estudo do texto-base, com análise de conjuntura da realidade eclesial e social foram realizadas pela equipe de assessores do Instituto de Pastoral Regional (Ipar).

O secretário do Norte 2, dom Irineu Roman, destacou a importância da participação de todos para o êxito e o desenvolvimento da CF 2020 nas dioceses e prelazias.

Ao ressaltar a necessidade de colaboração mútua das igrejas particulares, Dom Irineu destacou que “a gente precisa se ajudar, trabalhar juntos, sempre juntos, cada um na sua vocação e na unidade em vista dos objetivos da Igreja”.

Fundo de Solidariedade

Um dos pontos destacados no Encontro de Multiplicadores foi o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O fundo é administrado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, anualmente, realiza a coleta no Domingo de Ramos como gesto concreto da filantropia da Igreja no Brasil.

A secretária executiva da CNBB Norte 2, Cristiane Araújo, incentivou os participantes a conscientizarem as pessoas, dentro das atividades da Campanha da Fraternidade, sobre a importância da coleta nacional nas paróquias e dioceses, bem como para que as diversas pastorais, organismos, entidades civis e paróquias possam inscrever projetos para financiamento através do FNS.

Segundo a prestação de contas disponível no Texto-base da CF 2020, o Fundo Nacional de Solidariedade recebeu, em 2018, a doação de R$ 6.844.022,56. De acordo com os dados da publicação, o Regional Norte 2 colaborou com o fundo o valor arrecadado de R$ 147.259,14, dos quais R$ 5.393,50 foram oriundos das coletas das paróquias da Diocese de Macapá.

O FNS financiou, em 2018, 26 projetos na Região Norte, de um total de 179 em todo o Brasil. Segundo a secretária executiva, cinco projetos do Regional Norte 2 foram aprovados para financiamento pelo fundo nesse mesmo ano. Em 2019, outros cinco projetos foram enviados do Regional e apenas dois foram aprovados. Os dados completos de 2019 ainda não estão disponíveis, mas podem ser acompanhados no site do FNS.

(3/12/2019)