Cartaz Oficial do ERPJ | Macapá-AP

#Sobre o Cartaz:

POR QUE NA DIOCESE DE MACAPÁ?

A  diocese de Macapá já vinha pensando em abrir suas portas para a realização de um grande encontro celebrativo em comemoração aos 40 anos da PJ em sua diocese. Seu bispo, Dom Pedro Conte, foi por muito tempo assessor e acompanhante da PJ no regional e tem um amplo carinho pela nossa pastoral. A atual equipe de coord. diocesana tem um ótimo dialogo com ele, e isso tem feito uma diferença enorme. Estaremos indo reunir em um lugar onde a PJ tem uma voz forte e ativa. É certo que teremos uma excelente acolhida nesta diocese. E sentimos profundamente, que os ventos vinham soprando para que nós fossemos pra lá.
Já faz um tempo, que o regional vinha pensando em um evento de massa, que priorizasse a participação dos grupos de bases, em nível de regional. Pois nossas ampliadas e assembleias estavam ficando muito restritas a poucas lideranças e o seu retono as bases estavam sendo pouco, e assim a diocese de Macapá acolheu e acolhe com muito alegria este Primeiro Encontro Regional  da Pastoral da juventude
A imagem traz as pessoas dançando O Marabaixo que é uma manifestação folclórica afro-amapaense, que consiste em homenagear o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade. Durante os festejos, misturam-se rituais africanos (corte dos mastros, quebra da murta, danças) e europeus-católicos (missas, novenas, procissões).

TEMA: “Juventude Amazônida: Nossa vida e missão neste chão”

A imagem faz alusão a terra e o Rio Amazonas com sua cor escura representando a cidade de Macapá!
A Amazônia que sempre foi considerada chão de missão e martírio. É um chão de missão diferenciado, pois esse território tem realidades e condições únicas, que tornam a evangelização dessa região um verdadeiro desafio. Além de chão de missão, é terra de vida, terra de Deus. é o jardim da criação e a terra prometida ao povo escolhido. Mas ao mesmo tempo, é lugar de contradição, de conflito, de exploração, mas também de luta e de muita resistência.
E no papado de Francisco, sobretudo a partir do Anúncio da convocação para o Sínodo para a Amazônia (outubro de 2017), a Amazônia está no centro das reflexões da Igreja católica. Por isso a imagem de fundo do cartaz traz o símbolo do sínodo da Amazônia! Pois o sínodo gera grandes provocações de que precisamos nos “Amazonizar”. Reconhecer nossa identidade, nossa cultura, nosso jeito próprio de ser jovem nessa região. Nós somos a juventude amazônida que tem a vida e faz a missão acontecer nesse chão!

LEMA: “Do meio do mundo, anunciamos o tempo de revirar!”

Macapá, não é uma cidade qualquer. É também um lugar de muita história e exemplos de resistência, que podemos nos inspirar. Além disso, é conhecida por ser a cidade brasileira onde fica o “Marco 0” ou o “Meio do Mundo” pois é a única capital do Brasil cortada pela linha do equador representado na imagem pelo Baluarte.
E diante do que estamos vivenciando em nosso regional, é um ótimo lugar para reiniciar, recomeçar, revirar! E se estamos vivenciando uma reviravolta em nosso regional, percorrendo todos os cantos de nosso território ao longo deste triênio, vamos lá em Macapá, reafirmar nossa opção pedagógica pelos grupos de base, no lugar considerado o meio do mundo, anunciar que é chegado o tempo de revirar, e poder seguir com a construção de uma nova história!

ILUMINAÇÃO BIBLICA: “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é solo sagrado” (Ex 3, 5).

Quando Moises foi conduzido ao monte Horeb, a montanha de Deus, ele foi provocado por Deus, que pediu para que ele em sinal de respeito retirasse as sandálias dos pés, pois aquela terra, era uma terra santa. A Amazônia, é o nosso solo sagrado. A nossa Casa Comum, a nossa terra prometida. Macapá, banhada pelo Rio Amazonas, será o lugar onde nos encontraremos e vai ser o lugar aonde vamos poder despir de nossos calçados e sentir o quão místico e cheio de vida nossa Amazônia é.

Fonte: PJNorte2.0rg