Diocese de Macapá sedia encontro da Comissão de Presbíteros da CNBB Norte 2

Planejamento e aprovação do novo estatuto da CRP foram as principais pautas

A Diocese de Macapá sediou a terceira reunião da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 2. O evento aconteceu nas dependências da Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de 5 a 7 de novembro, e contou com a participação de nove representantes de dioceses do Pará e Amapá.

De acordo com o presidente da CRP-CNBB Norte 2, padre José Maria Ribeiro, da Arquidiocese de Belém, as reuniões ocorrem três vezes ao ano com o objetivo de planejar e avaliar as atividades propostas e realizadas pela comissão.

Este encontro foi o último de 2019 e teve como principais tarefas o planejamento para o próximo ano e a aprovação do novo estatuto da comissão regional. De acordo com o presidente do CRP, “o que mais tomou tempo foi a reorganização da Comissão a partir da leitura reflexiva e da aprovação do novo estatuto”.

O presidente da CRP CNBB Norte 2, Padre José Maria – Foto: Jefferson Souza / Pascom

Segundo ele, a necessidade de reformular o documento surgiu a partir da aprovação, também, do novo estatuto da Comissão Nacional dos Presbíteros, obrigando, assim, o regional adequar-se à nova reconfiguração do organismo nacional. “Nós como membros filiados à CRP Nacional, temos também que trabalhar esta adequação”, explicou o padre José Maria.

Após a adequação do documento, o novo estatuto para a CRP no regional foi aprovado e, agora, uma assembleia presbiteral ampliada será convocada para eleição da nova diretoria para os próximos anos. A assembleia tem previsão para acontecer em março de 2020 e da qual devem participar presbíteros representantes das arquidioceses, dioceses e prelazias do Regional Norte 2.

No fim dos trabalhos de quarta-feira, 6/11, todos os participantes do evento concelebraram a Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde foram acolhidos por paroquianos e equipes de serviço do santuário mariano.

Comunhão e Fraternidade
O padre José Maria explicou que a CRP existe para fomentar, entre os padres da CNBB – Regional Norte 2, “a comunhão e a participação em nossos presbitérios”. Através dos serviços dos organismos, os padres da região podem trocar experiências nos mais diversos âmbitos do ministério sacerdotal, bem como entre as atividades de cada igreja particular em suas necessidades.

A escolha da Diocese de Macapá para sediar este último encontro foi estratégica para “oportunizar a participação dos padres diocesanos neste fórum de comunhão e participação”, esclareceu o presidente da CRP. “Isso deu muito certo, porque aqui os padres se encarregaram de preparar o ambiente e de preparar o evento”, ressaltando a gratidão pela acolhida da comissão.

Da Diocese de Macapá, participaram do encontro o pároco de Cristo Bom Pastor, padre Paulo Ney, o padre Rosielson Vilhena; o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, padre Railson Carneiro; e o vigário paroquial do Santuário, padre Manuel Alcântara. Atualmente, a diocese tem como representante do clero diocesano na CRP o vigário-geral e pároco de São Benedito, padre Francivaldo Lima.

O padre Paulo Ney destacou que o encontro “é um sinal de alegria, comunhão e fraternidade entre os padres que se visitam e se preocupam uns com os outros, desde a oração à formação continuada”. Este encontro em especial permitiu o reencontro entre colegas de seminário e conhecer a atuação pastoral de cada um. “Neste tipo de encontro a gente pode rever os colegas, conhecer a realidade de cada um, visitar os padres, e assim partilhar as dificuldades e também nos fortalecer na fé”, destacou.

Jefferson Souza / Pascom
Contato: 99139-0682