Fiéis católicos podem participar da celebração do dia de finados nos cemitérios de Macapá

Neste sábado, 2/11, católicos em todo o mundo celebram o dia dos fiéis defuntos. A data marca, na tradição católica, recordação e a necessidade de rezar pelas almas, segundo os ensinamentos da Igreja. Em Macapá, fiéis poderão participar de celebrações eucarística do Dia de Finados também nos cemitérios da cidade.

O bispo diocesano dom Pedro José Conti preside a santa missa em sufrágio aos fiéis defuntos às 7h30 no cemitério Nossa Senhora da Conceição, no centro da capital. As paróquias da cidade realizam celebrações segundo calendário próprio e de acordo com os horários de costume das próprias comunidades. Confira abaixo os horários de missas nos cemitério de Macapá e em algumas paróquias.

Dia de Finados
De acordo com a tradição cristã, os fiéis devem visitar o cemitério e rezar pelos defuntos. Neste dia, também, celebra-se a eucaristia (missa) em intenção especial pela salvação das almas. A tradição remonta ao século I, quando os cristãos tinham o costume de ir às sepulturas para rezar por aqueles que haviam morrido em martírio por causa da fé em Jesus Cristo.

No Brasil, o dia de finados é feriado nacional desde 1949.

Horário de celebrações

Cemitério São José (Bairro Congós)
– Missa às 9h – Capela mortuária dos padre do PIME

Cemitério Nossa Senhora da Conceição (Bairro Central)