Em Roma, bispo de Macapá participa de coletiva de imprensa no Sínodo da Amazônia

Bispo de Macapá Dom Pedro Conti | Foto: Reprodução Vatican News

O bispo diocesano de Macapá, Dom Pedro José Conti, participou nesta quarta-feira, 16, do briefing realizado diariamente no Sínodo da Amazônia. Na ocasião, o bispo de Macapá respondeu questionamentos dos jornalistas presentes na Sala de Imprensa do Vaticano, colaborando com o serviço de informação oficial sobre os trabalhos dos padres sinodais e as discussões do dia.

Dom Pedro compartilhou sua experiência como bispo na Amazônia destacando especialmente a presença de povos indígenas na diocese de Macapá.

O bispo destacou a atuação da Igreja juntos aos povos indígenas da região ao norte do estado e que seus representantes convidados para participar do Sínodo tiveram a liberdade para expor suas necessidades e serem ouvidos polos padre sinodais.

Para o bispo, “momento mais emocionante foi quando escutamos esses testemunhos”. Segundo ele, “quem vai preservar a Amazônia e oferecê-la ao mundo são os ‘pequenos’ e em primeiro lugar entre estes, são os povos indígenas”, disse.

“É importante que nos sintamos mais unidos, mais fraternos, mais solidários, mais participativos, da situação [dos povos indígenas]”, destacou dom Pedro.

Confira os vídeo da participação de dom Pedro José Conti no briefing

Durante a coletiva, os bispos presentes foram questionados sobre o papel desempenhado hoje pelas mulheres na Igreja e se apoiam a proposta da participação das mulheres no ministério da ordem através de um diaconato feminino.

Dom Pedro destacou a atuação das mulheres na Igreja e a necessidade de valorização em todos os aspectos sociais. “A experiência da mulher é diferente, nova, de certa forma, e ela tem algo próprio que deve colaborar”, afirmou.

Questionado sobre a formação para os leigos na região da Amazônia a fim de atender as necessidades locais da Igreja, dom Pedro destacou o caminho proposto pelas diretrizes para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), vem em resposta a algumas das necessidades locais a partir do destaque para uma igreja de novo empenho missionário.

Para dom Pedro o que deve diferenciar a formação do laicato na região deve ser à luz da doutrina social da Igreja. Segundo o bispo, “os leigos estão [presentes] na economia, no [mundo] do trabalho, nas lutas sociais e por isso tem que está consciente da dignidade humana”.

Para o bispo de Macapá, a “Doutrina Social da Igreja não está só para ‘dizer o que fazer’. Muito mais para um projeto para um projeto de vida, um sonho. Isso alimenta o entusiasmo, a alegria, portanto, algo novo que os leigos vão trazer”, disse.

Jefferson Souza / Pascom
Contato: 99139-0682