Celebrações do Círio serão presididas pelo Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz

As celebrações do Círio de Nazaré, em Macapá, recebem de forma especial, neste ano, a presença do Arcebispo da Arquediocese de Londrina, Paraná, Dom Geremias Steinmetz. Em virtude da realização do Sínodo da Amazônia, o bispo diocesano Dom José Conti, não estará presente na programação do Círio 2019.

O Arcebispo desembarcou em Macapá nesta sexta-feira, 11, e acompanhou a Romaria dos Rodoviários que levou a imagem peregrina até o município de Santana. Na manhã deste sábado, 12, esteve nas romarias fluvial e dos motociclistas.

Para ele, este é um momento de muita alegria e solidariedade ao povo amapaense.

“O convite de Dom Pedro é uma alegria e um momento de solidariedade ao povo da Amazônia. Viver essa realidade diferente, principalmente ver o rio, as pessoas, a cultura, a religiosidade, as manifestações da realidade popular com um objeto de devocao a Nossa Senhora, em cada cultura vemos a diversidade de expressões”, disse Dom Geremias.

A programação contará com a presença do arcebispo ainda nas celebrações da Apresentação do Manto e dia do Círio que acontece neste domingo, 13 de outubro, a partir das 7h, no santuário de Nossa de Fátima.

Círio 2019
A festa do Círio acontece no dia 13 de outubro a partir das 7h, com missa campal em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. O tema escolhido para este ano é “Salve Maria, Rainha da Amazônia Missionária” e o lema: “O Senhor fez por nós maravilhas, Santo é seu nome” (Lc 1,46-55). A festividade oportunizará a reflexão sobre a missionariedade e ecologia integral, em alusão ao sínodo da Amazônia e o Mês Missionário Extraordinário, declarado pelo Papa Francisco.