Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Salto a distância

Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá

Um jovem perguntou a um eremita sentado fora da sua casinha:

– Tem um jeito certo para chegar à felicidade e ao paraíso?

-Tem – respondeu o homem – Mas é somente para os atletas.

– Maravilhoso! – desse o jovem – Pode contar comigo. Não está vendo os meus músculos? Estou bem treinado.

– Muito bem! – continuou o eremita – Vamos ver quanto longe você pode pular. Este é o ponto de partida e este é o primeiro metro. Juntarei 50 centímetros a cada bem que você achar importante para a sua vida. Com certeza, tem um carro…

– Claro!

– E uma casa bonita?

– Sim, foi herança do meu pai.

– Imagino que tenha ao menos uma TV, um smartphone e um tablet.

– Correto.

O eremita fez mais algumas perguntas e quando acabou a marca final tinha alcançado nove metros e meio.

– Agora, venha lá de trás com velocidade e pule – O jovem respondeu:

– Impossível, sou um atleta, mas não o recordista mundial!

– Mas você não quer chegar ao paraíso um dia? Eu lhe mostrei o jeito mais seguro.

– Quero! – continuou o jovem – mas o que tem a ver o paraíso com o salto a distância?

– Você não entendeu – retomou o eremita – mais coisas uma pessoa tem, mais longe tem que pular! É tão simples. Ao contrário, para quem não tem bens, basta dar um passo e já está dentro do paraíso.

No evangelho deste domingo “alguém” fez a Jesus uma pergunta semelhante àquela da historinha que acabei de apresentar. Queriam saber se tinha alguma garantia para participar da salvação. A resposta de Jesus é simplesmente “não”. Porque a salvação, entendida como visão beatifica ou o estar na paz e na felicidade de Deus, sempre será somente um dom dele mesmo. Não existem nem atalhos e nem privilégios. Raça, povo, religião, não garantem a entrada. O sermos conhecidos pelo Pai dependerá somente da semelhança que os filhos terão com ele, como com qualquer paternidade e maternidade. Essa semelhança só será possível através do seguimento arriscado e generoso do Filho primogênito, “imagem (visível) do Deus invisível” (Cl 1,15). Se o DNA de Deus é o amor perfei to, os filhos verdadeiros serão aqueles que na vida souberam também amar. Quem praticou a injustiça, o contrário do amor, desfigurou a imagem de Deus que devia resplandecer nele. Será irreconhecível!

E a porta estreita? Se o “paraíso”, salvação-felicidade, é um dom, por que Jesus diz de fazer todo o esforço possível para entrar? Essas palavras podem nos dar a impressão de que a entrada não seja somente um dom, mas sim uma conquista de alguns. Um merecimento ou um direito, então? Também não é verdade. O “esforço” não é garantia de entrada, é só o sinal do nosso compromisso, porque, enfim, encontramos o tesouro para o qual estamos dispostos a deixar todo o resto. Mas ainda temos uma dúvida; por que a porta é estreita? Será que Deus quer atrapalhar a nossa entrada? Não deveria ele ser mais feliz se todos conseguissem entrar no céu? Não é culpa de Deus, ele é amoroso com todos e pronto a perdoar até o bom ladrão, que morre na cruz com o nome de Jesus nos lá bios. Eu penso que a porta é estreita por culpa nossa e não de Deus. Abarrotamos na frente dela tantas coisas, materiais e não, que a bendita porta quase se torna invisível. Primeiro colocamos o dinheiro e as riquezas deste mundo; são esses os bens que procuramos com grande esforço a vida inteira. Depois, nós mesmos estamos lá na frente com o orgulho que nos torna cegos e nos faz duvidar da bondade do Pai. Pensamos que não precisamos dele, que o paraíso seja imaginação de fracassados deste mundo e que não tem nada que valha a pena depois que esta vida passar. Parece que hoje a porta do céu, larga ou estreita, interesse a poucos; temos coisas mais palpáveis para alcançar com as nossas forças, com a nossa inteligência e esperteza. Por que gastar energias para alcançar os bens do alto? Assim virão outros e passarão na frente. Talvez p orque mais simples e pobres, talvez só por ter esperado e acreditado numa Vida plena e não somente naquela passageira. Bem-aventurados os puros no coração, pois eles verão a Deus! Palavra de Jesus (Mt 5,8).

Mais Artigos