Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Artigo de Dom Pedro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

mulher mais bonita

Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá

Uma famosa firma de cosméticos convidou os moradores da capital daquele país a assinalar a mulher que eles consideravam a mais bonita. Em poucas semanas receberam milhares de cartas. Uma, em particular, chamou a atenção dos encarregados da seleção e logo foi apresentada ao presidente. A carta era de um menino com sérios problemas familiares e que vivia num dos bairros mais mal-afamados. A carta dizia: “Tem uma mulher belíssima que mora na mesma rua onde eu moro. Vou visitá-la todos os dias. Com ela me sinto a criança mais importante do mundo. Brincamos de ‘dama’ e ela me escuta quando lhe falo dos meus problemas. Ela me entende e quando a deixo me grita atrás que tem muito orgulho de mim.” O rapazinho concluía a carta dizendo: “Esta fotografia comprova que ela é a mulher mais bonita. Espero, um dia, encontrar uma esposa assim, tão bonita.” O presidente quis ver o retrato. Na foto aparecia uma mulher idosa, sem dentes, sentada numa cadeira de rodas. Os poucos cabelos brancos eram recolhidos num coque e as profundas rugas do rosto ficavam sombreadas pelo brilho dos olhos dela. – Não podemos usar a foto desta mulher – disse o presidente sorrindo – comprovaria ao mundo inteiro que, para serem bonitas, os nossos produtos não servem! –

Uma pequena história para lembrar a todos nós, na solenidade da Assunção de Maria ao céu, que a beleza verdadeira é muito mais que aquela física, aquela das aparências exteriores, tão badala e desejada. Parece, aliás, que uma das indústrias que menos sentiu a crise destes anos, tenha sido, a “indústria da beleza”, tanto feminina quanto masculina. Incluindo as cirurgias plásticas e tudo o mais que visa refazer ou desfazer o que a natureza nos deu. Cuidar do nosso visual e zelar pela nossa ordem pessoal, não significa exagerar e confundir a beleza exterior, visível, com outros tipos de “beleza”: a bondade e o caráter que se manifestam quando sabemos conviver alegres e respeitosamente com os nossos semelhantes.

A festa de Nossa Senhora, porém, nos lembra outro tipo de beleza: a “espiritual” que vem da confiança em Deus. Talvez não seja essa a “beleza” mais almejada, hoje, pelas pessoas, em geral mais atraídas pela fachada do que por aquilo que motiva interiormente as escolhas decisivas da nossa vida. De Maria, temos milhares de imagens e nomes diferentes. No entanto, como de Jesus, não temos nenhum retrato dela. O que parece uma falha, na realidade é uma vantagem maravilhosa, porque cada artista pode expressar de maneira criativa o que, segundo ele, manifesta melhor a grandeza da mãe do Salvador. Toda obra de arte é imaginação e mensagem ao mesmo tempo; apresenta-nos o que o autor queria dizer. A página do evangelho, deste domingo, é também um “retrato” de Nossa Senhora, com o seu ir, às pressas, visitar Isabel e exultar pelas maravilhas de Deus. P or isso, não tenho receio em dizer que o Cântico do Magnificat é o retrato mais bonito de Maria. Não fotografado, pintado ou esculpido, mas “falado” pela fé do evangelista e das primeiras comunidades cristãs.

Em época de autoexaltação, de competição sem limites, Maria é bonita porque humilde. Reconhece que será chamada para sempre de “bem-aventurada, mas foi o Senhor que fez grandes coisas em favor dela e ela acolheu feliz o seu chamado. Maria é bonita porque está junto àqueles que não contam, os pobres e os famintos. Ela está ao lado dos desprezados deste mundo, dos crucificados, como esteve aos pés da cruz do filho, aquele que “não tinha beleza e nem aparência” (Is 53,2). É a beleza do amor e da vida doada, do coração transpassado de Jesus e da “espada” da profecia de Simeão para a alma de Maria (Lc 2,35). Ela é muito bonita porque proclama a santidade e a misericórdia de Deus “para sempre”. É ele que deve ser lembrado e louvado. Não tem outra beleza e grandeza que não s ejam a do amor. Não precisa de cosméticos, porque o amor resplandece por si mesmo. Já neste mundo, às vezes, no outro com certeza e para sempre. Como a glória de Maria.

Mais Artigos