Liturgia e iniciação a Vida Cristã são temas da Encontrão Catequético em Macapá

Cerca de 500 catequistas da Diocese de Macapá estiveram reunidos no último fim de semana no Encontrão Catequético Diocesano (Encadi), no Centro Diocesano de Pastorais. A proposta do encontro formativo foi abordar conceitos e esclarecimentos sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC), seus ritos e símbolos na liturgia católica.

Palestras, debates em grupo e celebrações fizeram parte da programação que contou com a instrução do facilitador, mestre em Teologia pela PUC/SP, Pe. Thiago Faccini. O sacerdote, do clero diocesano de São Paulo-SP, também é membro do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB. Para ele, o evento trouxe a oportunidade de uma troca recíproca.

“Foi um momento muito importante onde pude conhecer as diversas realidades das comunidades da Diocese de Macapá. Apresentei algumas opções de como trabalhar dentro da catequese a simbologia litúrgica. E vi os grandes desafios que são superados com a fé e a alegria deste povo”, disse Faccini.

Para o coordenador diocesano da Pastoral Catequética, Marlos Matos, durante o encontro foi possível conceituar e esclarecer termos importantes, como Iniciação Cristã, ritos e símbolos na liturgia cristã. “Estas definições são relevantes, pois nelas se encontram uma gama de significados e interpretações. Buscar uma compreensão única destes conceitos para os envolvidos na IVC é essencial para estabelecer o diálogo e propor pistas de ação”, disse Marlos.

Do encontro foram reunidas novas propostas de didáticas que poderão ser incluídas nas atividades a nível diocesano, a partir de agora.

Márcia Fonseca / Pascom Amapá

Contato: 96 98406-1389