Diocese de Macapá celebra Corpus Christi no dia 20

A solenidade destaca a importância da Eucaristia na vida dos fiéis católicos

A Diocese de Macapá realiza, no próximo dia 20, a solenidade de Corpus Christi. O evento acontece anualmente na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica. Este ano, as paróquias organizam, em cada cidade do estado, celebrações em honra ao Corpo e Sangue de Cristo.

Em Macapá, a solenidade de Corpus Christi acontece com missa às 8h, na Quadra da Paróquia São Benedito, bairro do Laguinho, presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro José Conti, e concelebrada pelos padres das paróquias da capital. O tema proposto para a solenidade de 2019 é “A Eucaristia nos torna missionários“, destacando a importância da missão e sua relação com o Sacramento da Eucaristia.

Após a celebração eucarística, haverá a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade em direção à Catedral São José. A procissão está prevista para iniciar-se às 9h15, seguindo o trajeto na Rua Ana Nery e as avenidas Eliezer Levy, General Gurjão e General Rondon. Após a procissão, o bispo dará a bênção solene com o Santíssimo Sacramento.

Em Santana, a programação é organizada pelas paróquias do Vicariato V. De 17 a 19 de junho, realiza-se o Tríduo Corpus Christi, na igreja matriz da Paróquia São Pio de Pietrelcina, com missa e adoração às 19h.

No dia 20 de junho, os fiéis santanenses participam da missa solene, às 16h30, na Paróquia São Pio e, em seguida, saem em procissão em direção a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Durante o percurso, animados por músicas e orações, os fiéis meditarão o tema “Eucaristia: O sol da nossa vida!”.

Em Laranjal do Jari, estão programadas celebrações em três setores da Paróquia Santo Antônio no município. As missas serão às 20h nos setores paroquiais do Agreste, Beira e São Lucas.

Em Porto Grande, a Paróquia Nossa Senhor Aparecida do Brasil promove, às 16h, um momento de Adoração Eucarística, na comunidade Cristo Libertador. Às 17h, os fiéis saem em procissão até a orla da cidade onde será celebrada a missa de Corpus Christi.

Corpus Christi
Celebrada sempre na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, a solenidade é uma das mais tradicionais celebrações do calendário litúrgico católico. A expressão Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” e se refere ao Sacramento da Eucaristia. A celebração foi instituída em 1264, pelo papa Urbano IV, como uma festa de guarda em que a participação da missa é obrigatória para os fiéis.

Nesse dia, os católicos costumam realizar momentos públicos de culto à Eucaristia como adoração e procissões. Também é costume enfeitar as ruas com tapetes decorativos diversos no trajeto da procissão e ornamentar altares em frente as casas para expressar a fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

Celebração de Corpus Christi
Data: 20 de junho de 2019
Locais: Em Macapá, Quadra da Paróquia São Benedito, às 8h; Em Santana, Paróquia São Pio, 16h30
Contatos: Padre Rafael – (96) 9 8146-6862 (Macapá)