Caminhada da solidariedade destaca tema da CF na zona norte de Macapá

Caminhada da solidariedade destaca tema da Campanha da Fraternidade na zona norte de Macapá

A Cáritas do setor Rainha da Paz, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, que integra os bairros Ilha Mirim, Infraero II e Açaí, na zona norte de Macapá, realiza a segunda Caminhada da Solidariedade, neste sábado, 9. Às 16 horas começa a concentração na área externa da igreja Rainha da Paz, na Avenida Carlos Lins Cortes, no bairro Infraero II. O tema da caminhada “Fraternidade e Políticas Públicas” é o mesmo da Campanha da Fraternidade 2019, cujo lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).
A caminhada iniciará com a reflexão sobre a Educação, por ser um dos maiores problemas do setor, que conta com apenas duas escolas públicas com superlotação, uma municipal, de ensino fundamental, e outra da rede estadual, de ensino médio. A segunda parada ocorrerá no trevo de acesso aos bairros Açaí e Infraero II, onde será feito um pronunciamento sobre a falta de saneamento básico e a urgente limpeza e pavimentação das ruas e avenidas desses bairros, ações que devem trazer mais qualidade de vida para a população dessa área da cidade.

O terceiro ponto das reivindicações será na área comercial da Avenida Das Bacabas, no bairro Açaí, quando será abordado a falta de segurança e serão apresentadas propostas de políticas públicas para esse grave problema enfrentado pelos moradores. A quarta parada será em frente à Casa da Memória Padre Júlio Maria Lombaerd, para um breve resgate da história de ações no campo da saúde, um dos maiores problemas enfrentados pelos bairros, ao longo da BR 210, que não contam, por exemplo, com nenhuma UBS (Unidade Básica de Saúde).

A conclusão da manifestação pública está marcada para o fim da tarde, na área ao lado da Igreja São Raimundo Nonato, no bairro Açaí. Na oportunidade, a irmã Rosenir Leal, da congregação Filhas do Imaculado Coração de Maria (Cordimarianas) denunciará o tráfico humano, uma grave realidade que atinge o Amapá, e que exige políticas públicas para combater esse mal. Em seguida, haverá apresentações musicais e conversas a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela Cáritas com as mulheres do setor, em projetos de geração de renda.

Dia Internacional da Mulher
“A caminhada surgiu para marcar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e dada a importância do tema da Campanha da Fraternidade este ano, que trata das políticas públicas, juntamos esses dois assuntos para chamarmos a atenção das nossas comunidades e das autoridades, para que juntos possamos elaborar e executar políticas públicas que atendam nossas mais urgentes reivindicações”, explica Irmã Rosenir Leal.

Na véspera da caminhada, 8 de março, haverá uma programação especial, no salão do Campo da Fé, ao lado da Escola Estadual Lima Neto, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a partir das 18 horas. Um dos momentos mais importantes do evento será a palestra sobre Políticas Públicas para a Mulher, com a professora Veramoni Coutinho, do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e das Cáritas diocesana e paroquial. A programação reserva ainda apresentações artísticas, mensagens e momento de espiritualidade para as mulheres do setor Rainha da Paz.

Oscar Filho – Pascom – 991035805
Contatos: Irmã Rosenir Leal – 991736810