Em Macapá, religiosa celebra 50 anos de vida consagrada

Foto: Jefferson Souza /Pascom

O Pequeno Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Macapá, comemora no próximo sábado, 2, às 19h, os 50 anos de vida consagrada de irmã Annamanuela de Jesus Crucificado. A missa solene do jubileu de ouro da irmã acontece na Paróquia Jesus de Nazaré e será presidida pelo bispo diocesano dom Pedro José Conti e concelebrada pelo pároco de Jesus de Nazaré, padre Luiz, e pelo vigário padre Angelo Da Maren.

Foto: Divulgação Pequeno Carmelo

“O primeiro ‘sim’, depois de 50 anos, ressoa no meu coração com o mesmo entusiasmo, com a mesma alegria”, disse irmã Annamanuela ao Portal de Notícias da Diocese de Macapá.

De nome de batismo Giuliana Ceccato e natural de Castelfranco Veneto, província de Treviso, na Itália, irmã Annamanuela ingressou no Instituto das irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença, em 1966, aos 22 anos de idade. Em 1969, fez a primeira profissão religiosa.

No Brasil, chegou a primeira vez, em 1994, para trabalhar nas atividades da congregação em Belo Horizonte (MG), onde ficou por 14 anos em missão. Após um curto período de seis anos em Roma, retornou ao país, em 2014, para compor a pequena comunidade das carmelitas, em Macapá,

Vocação
“Sempre sonhei ser esposa e mãe, mãe de muitos filhos”, recorda Irmã Annamanuela. Como toda jovem tinha seus planos de casar e formar uma família e recorda que sua mãe desejava que um dos três filhos seguisse a vida religiosa. Não imaginava que seria ela quem iria corresponder o desejo da mãe.

Segundo ela, “por acaso” um dia encontrou uma irmã carmelita e a paz e alegria que aquela freira lhe transmitiu mexeu profundamente com ela. Em outra ocasião, outra freira lhe perguntou se não tinha pensado em ser religiosa e respondeu prontamente com um “eu não tenho vocação para isso!”. Segundo irmã Annamanuela, aquela pergunta a havia deixado chateada, “porque de certa forma abalou minhas certezas e a minha paz”, explicou.

Annamanuela conta que o passo dado em direção à vida religiosa veio quando “durante a semana missionária dos redentoristas, em minha paróquia, o padre falava sobre a beleza da vida consagrada”, recorda. “Tudo bem, mas se eu não tenho vocação, posso ficar tranquila!”, pensava. “Comecei a pensar que o desejo de ser esposa e mãe seria realizado plenamente em uma maternidade espiritual”, conta ela, referindo-se à vida religiosa escolhida.

Serviço:
Missa Solene: 50 anos de vida religiosa de irmã Annamanuela
Data: 2 de março de 2019
Local: Paróquia Jesus de Nazaré
Contato: 96 9110-1367 (Ir. Laura)

Jefferson Souza / Pascom
Contato: 99139-0682