Relíquia de São Camilo chega ao Amapá em peregrinação no Ano Vocacional Camiliano

A ordem religiosa dos Camilianos celebra, em 2019, o Ano Vocacional dedicado à promoção das vocações. Dentre as ações instituídas está a peregrinação da imagem com a relíquia de São Camilo por todo o Brasil. Nesta sexta-feira, 15, a imagem chega ao Amapá e uma programação com celebrações e visitas foi organizada.

Uma missa solene será presidida pelo bispo Dom Pedro Conti, às 15h, no auditório do Hospital São Camilo, onde haverá ainda ciclo de palestras e visitas à imagem. No sábado, 16, a imagem segue até a Igreja Matriz de Santa Terezinha, em Fazendinha, onde, a partir das 8h30, haverá celebração, momento de louvor, exibição de filme, dinâmicas e peregrinação às demais igrejas da comunidade.

A programação se encerra com missa e benção de despedida na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Fazendinha, a partir das 19h30. “Novos em Cristo: um coração solidário para amar e servir” foi o tema escolhido para o Ano Vocacional. O objetivo é propagar o carisma e a vocação camiliana.

Ordem Camiliana no Amapá

Camilianos são padres pertencentes à Ordem dos Ministros dos Enfermos, fundada por São Camilo de Lélis. Eles chegaram ao Amapá em 9 de fevereiro de 1972, data em que foi fundada a Casa dos Camilianos. Um dos primeiros padres a chegar aqui foi Ângelo Pascal. Após a doação do Hospital Escola São Camilo e São Luiz, pelo bioquímico e empresário Marcelo Candia à Ordem. Padre Ângelo Pascal veio administrar o hospital em Macapá.

São Camilo

São Camilo de Léllis dedicou parte de sua vida a ensinar como cuidar e conviver com os doentes. Suportando horríveis dores nos pés, São Camilo ia visitar os doentes nas casas. Quando era preciso, ele mesmo levava-os nas costas para o hospital, dando graças a Deus pelo porte físico que tinha. São Camilo teve também o dom da cura pela oração. Por isso, passou a ser procurado por gente de todos os lugares. Tornou-se famoso e amado por toda a Itália. Todos o consideravam um Santo em vida. São Camilo de Léllis faleceu em 14 de julho de 1614, com fama de santidade. Sua canonização foi celebrada em 1746. Ele foi declarado Padroeiro dos Enfermeiros, dos hospitais e dos doentes em 1886.

9h30 – Visita com a imagem nas dependências do Hospital

15h – Celebração Eucarística

7H30 – Saída do Hospital São Camilo para a Paróquia Santa Terezinha

8h30 – Celebração Eucarística – Igreja de Santa Terezinha – Fazendinha