Celebração marca 25 anos de vida consagrada de Irmã Silvia Honório

Os 25 anos de consagração à vida religiosa da Irmã Silvia Honório será comemorado com a  santa missa, a ser presidida pelo bispo de Macapá,  dom Pedro Conti. O rito de renovação à consagração acontecerá no próximo sábado, 2, a partir das 19h, na Igreja Rainha da Paz, no bairro Infraero II, na zona norte de Macapá.

Pertencente à Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, as Cordimarianas, Irmã Silvia conta que o chamado à vocação surgiu ao ver o serviço catequético de uma irmã. “Um dia, saindo da escola, passei pelo salão paroquial e vi a Irmã Antônia dando catequese às crianças. Senti algo estranho no meu coração. Ela usava o hábito religioso e isso ficou martelando na minha cabeça e pensava: um dia vou vestir uma roupa dessa e vou ser igual a essa Irmã”, relembra Irmã Silvia.

Apesar do desejo despertado no coração, o não como  resposta,  recebido após uma visita à Irmã Antônia, desencantou Silvia. “Quando cheguei em casa,  disse logo para minha mãe que queria ser freira e fiquei pedindo a ela para ir falar com a irmã, quando fomos, ela me olhou e respondeu: ‘é muito novinha, precisa estudar’. Fiquei desencantada, pois queria logo”, expressou.

Só no ano de 1987, Silvia mudou de cidade e conheceu o grupo vocacional das Irmãs Cordimarianas. “Foi através da cunhada de minha irmã. Certo dia, fui com ela ao encontro do grupo e fiquei encantada com a acolhida e a simplicidade das irmãs, e tudo o que tinha sido frustrado na época de minha infância, nesse dia foi acordado”, destacou.

Um ano depois, Silvia Honório entra para a Congregação das Cordimarianas e, em 1994, foi professada irmã. Desde lá, já desempenhou seu papel vocacional em cidades do Ceará, São Paulo e Roraima. Para o Amapá, foi transferida em 1997, onde exerceu atividades no bairro Zerão, em Macapá. Após atividades em outros estados, retorna em 2015 para o município de Ferreira Gomes. E desde junho deste mesmo ano, Irmã Silvia, juntamente com outras irmãs iniciam a missão na nova casa da Memória Padre Júlio Maria, fundador da Congregação, em Macapá, inaugurada em 27 de fevereiro de 2016.

“Celebro 25 anos de doação, entrega e realização com o projeto assumido de Seguir o Mestre Jesus, que chama e envia cada um de nós todos os dias. Se você,  jovem, quer seguir radicalmente a Jesus e não tem coragem de dizer sim, não tenha medo. Lembre-se que vocação acertada, vida feliz! Venha ser Cordimariana!”, convida Irmã Silvia.

Márcia Fonseca / Pascom
Contato: 98139-7609 / 99118-7183